Aproximações da Etnomatemática e Interculturalidade nas Produções Acadêmicas com a Temática Indígena
Resumo
O presente texto tem como objetivo identificar as correspondências teóricas, práticas e políticas entre a etnomatemática e a interculturalidade em produções acadêmicas, no campo da etnomatemática que abordam a temática indígena. Trata-se de um trabalho de análise documental, a partir de produções (teses e dissertações), das últimas três décadas, levantadas a partir do Catálogo de Teses e Dissertação da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior – CAPES. Inicialmente foi possível observar, nos trabalhos analisados, que a Etnomatemática se evidencia e é tratada como referencial teórico principal e tem sido apresentada enquanto perspectiva pedagógica. A interculturalidade também está presente em boa parte dos trabalhos com a temática indígena. O que se evidencia é que mesmo não aparente, em boa parte das produções acadêmicas, é latente as aproximações teóricas, práticas e políticas entre a etnomatemática e a interculturalidade.
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