A História da Matemática numa Perspectiva para a Formação Humana dos Futuros Professores de Matemática

Autores

  • Janine Barbosa Lima Fransolin Universidade Federal de Goiás - Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática- PPGECM http://orcid.org/0000-0003-0385-2615
  • Roberto Barcelos Souza Professor da Universidade Estadual de Goiás Câmpus Quirinópolis (GO). Professor no Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Ensino de Ciências PPEC UEG, Anápolis, Goiás, Brasil. Professor colaborador no Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Educação em Ciências em Matemática PPGECM/UFG, Goiânia, Goiás, Brasil. http://orcid.org/0000-0001-6207-1830

Resumo

Este artigo objetiva apresentar reflexões sobre a relação da História da Matemática com a formação humana dos futuros professores de Matemática. É resultado de um aprofundamento, ainda inicial, crítico-reflexivo em meio às inquietações que estão representadas pela questão de pesquisa: Quais são as possibilidades e os limites da História da Matemática, considerada em uma disciplina para a Formação Inicial de Professores na Licenciatura em Matemática da UEG - Câmpus Quirinópolis, analisados à luz dos cursistas?O objetivo da pesquisa é analisar, teórica e metodologicamente, a disciplina História da Matemática para potencializar o ensino de Matemática e repensar a HM, no processo de construção do conhecimento matemático, como um aporte metodológico. Para isso, buscamos conhecer a HM como componente curriculare seus pressupostos como metodologia de ensino. Munidos dessa análise, planejamos e desenvolvemos um curso de HM para elucidar contribuições à prática pedagógica e à formação humana dos futuros professores. O curso tratou as concepções contraditórias da HM com vistas à formação teórica e prática do futuro professor e motivou novas estratégias para o ensino. Nesse contexto, foi adotada uma abordagem qualitativa na vertente da observação participante (TRIVIÑOS, 2009) para uma análise crítico-reflexiva junto aos participantes do estudo de campo da pesquisa. Essa perspectiva, inicialmente, permitiu interpretar que a disciplina de HM no processo de FIP de Matemática é uma importante componente à formação, quando dialoga como possibilidade de aporte teórico e metodológico para ensino da Matemática.

Biografia do Autor

Janine Barbosa Lima Fransolin, Universidade Federal de Goiás - Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática- PPGECM

Professora de Matemática do Estado de Goiás e Acadêmica do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Matemática- PPGECM/UFG

Roberto Barcelos Souza, Professor da Universidade Estadual de Goiás Câmpus Quirinópolis (GO). Professor no Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Ensino de Ciências PPEC UEG, Anápolis, Goiás, Brasil. Professor colaborador no Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Educação em Ciências em Matemática PPGECM/UFG, Goiânia, Goiás, Brasil.

Doutor em Educação Matemática pela UNESP (Rio Claro). Professor da Universidade Estadual de Goiás Câmpus Quirinópolis (GO). Professor no Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Ensino de Ciências PPEC UEG, Anápolis, Goiás, Brasil. Professor colaborador no Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Educação em Ciências em Matemática PPGECM/UFG, Goiânia, Goiás, Brasil.

Referências

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Publicado

2019-07-02

Edição

Seção

Artigos