A História da Matemática numa Perspectiva para a Formação Humana dos Futuros Professores de Matemática
Resumo
Este artigo objetiva apresentar reflexões sobre a relação da História da Matemática com a formação humana dos futuros professores de Matemática. É resultado de um aprofundamento, ainda inicial, crítico-reflexivo em meio às inquietações que estão representadas pela questão de pesquisa: Quais são as possibilidades e os limites da História da Matemática, considerada em uma disciplina para a Formação Inicial de Professores na Licenciatura em Matemática da UEG - Câmpus Quirinópolis, analisados à luz dos cursistas?O objetivo da pesquisa é analisar, teórica e metodologicamente, a disciplina História da Matemática para potencializar o ensino de Matemática e repensar a HM, no processo de construção do conhecimento matemático, como um aporte metodológico. Para isso, buscamos conhecer a HM como componente curriculare seus pressupostos como metodologia de ensino. Munidos dessa análise, planejamos e desenvolvemos um curso de HM para elucidar contribuições à prática pedagógica e à formação humana dos futuros professores. O curso tratou as concepções contraditórias da HM com vistas à formação teórica e prática do futuro professor e motivou novas estratégias para o ensino. Nesse contexto, foi adotada uma abordagem qualitativa na vertente da observação participante (TRIVIÑOS, 2009) para uma análise crítico-reflexiva junto aos participantes do estudo de campo da pesquisa. Essa perspectiva, inicialmente, permitiu interpretar que a disciplina de HM no processo de FIP de Matemática é uma importante componente à formação, quando dialoga como possibilidade de aporte teórico e metodológico para ensino da Matemática.
Referências
D’AMBRÓSIO, Ubiratan. Sociedade, cultura, matemática e seu ensino. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 31, n. 1, p. 99-120, jan/abr. 2005. Disponível em: < http://www.scielo.br/pdf/ep/v31n1/a08v31n1.pdf>. Acesso em: 06 nov. 2017.
_____. Matemática, Ensino e Educação: Uma proposta global. Temas & Debates, Sociedade Brasileira de Educação Matemática, ano IV, n. 3, p. 1-15, Rio Claro, 1991.
____ . Priorizar História e Filosofia da Matemática na Educação. Tópicos Educacionais. Recife, v. 18, n. 1-2, p. 159-175, jun./dez. 2012. Disponível em: <https://periodicos.ufpe.br/revistas/topicoseducacionais/article/download/22336/18536>. Acesso em: 18 maio 2018.
_____. Educação Matemática: Da teoria à prática. Coleção Perspectivas em Educação Matemática, 1996. Campinas/SP: Editora Papirus, 17ª edição, 2009.
FREIRE, Paulo. Pedagogia da Autonomia: saberes necessários à prática educativa. 25ª edição. Coleção Leitura. São Paulo: Paz e Terra, 1996.
______. Educação como prática da Liberdade. Exemplar: 1405ª. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1967.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.