AS FUNÇÕES DIDÁTICAS DESEMPENHADAS PELA HISTÓRIA DA MATEMÁTICA NOS LIVROS DIDÁTICOS DE MATEMÁTICA DO ENSINO MÉDIO
Resumo
O presente trabalho se desenvolveu com o objetivo de analisar as funções didáticas que a História da Matemática (HM) desempenha nos livros didáticos de Matemática do Ensino Médio, aprovados pelo PNLD 2015. Para tal, identificamos as menções à HM presentes nas seis coleções aprovadas nesta edição do Programa e analisamos as funções didáticas desempenhadas pela HM, a partir de três agrupamentos: “HM e estratégia didática”; “HM e a elucidação dos porquês e do para que?” e “HM e formação cultural geral”. Identificamos que pouco mais da metade destas menções estão desempenhando a função “HM e formação cultural geral”, apresentando, em geral, fatos da vida de estudiosos da Matemática. Já a função “HM e estratégia didática”, identificada em uma pequena parcela de menções, desempenha o papel de proporcionar que o aluno desenvolva algum raciocínio matemático e a função “HM e a elucidação dos porquês e do para que?” que representa um terço do total de menções, pode contribuir para uma mudança de percepção em relação à Matemática. Neste sentido, podemos afirmar que a HM, de modo geral, ainda não está inserida nos livros didáticos da forma que a literatura apresenta como mais profícuo, entretanto, destaca-se que em comparação com estudos anteriores, podemos afirmar já há um indicativo nos livros didáticos de maior adequação desta utilização com relação ao apontado pela literatura.
Referências
BIANCHI, M. I. Z. Uma reflexão sobre a presença da História da Matemática nos livros didáticos. 2006, 103p. Dissertação de Mestrado (Programa de Pós-graduação em Educação Matemática), Universidade Estadual Paulista, Rio Claro-SP.
BITTENCOURT, C. M. F. Em Foco: História, produção e memória do livro Didático. Educação e Pesquisa, São Paulo, v. 30, n. 3, Apresentação, set./dez. 2004. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/ep/v30n3/a07v30n3.pdf>. Acesso em:18 fev. 2015.
BOYER, C. B. História da matemática. Trad. Helena Castro. São Paulo: Edgard Blücher, 2012.
BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Catálogo do Programa Nacional do Livro para o Ensino Médio: PNLEM 2006: matemática: ensino médio. – Brasília: MEC/SEB, 2004. 84p.
BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Catálogo do Programa Nacional do Livro para o Ensino Médio: PNLEM 2009: matemática: ensino médio. – Brasília: MEC/SEB, 2008. 84p.
BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Guia de livros didáticos: PNLD 2012: matemática: ensino médio. Brasília: MEC/SEB, 2011. 108p.
BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Guia de livros didáticos: PNLD 2015: matemática: ensino médio. Brasília: MEC/SEB, 2014. 108p.
BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. Brasília: MEC/SEB – Parte III – Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias, 2000.
BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Parâmetros Curriculares Nacionais para o Ensino Médio. (Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais). Brasília: MEC/SEB. Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias, 2002.
BRASIL. Secretaria de Educação Básica. Orientações curriculares para o Ensino Médio. Brasília: MEC/SEB. Vol 2: Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. 2006, 135p.
BROLEZZI, A. C. A Arte de contar: Uma Introdução ao Estudo do Valor Didático da História da Matemática. 1991. 75p. Dissertação (Mestrado em Educação) - Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1991.
CHOPPIN, A. História dos livros e das edições didáticas: sobre o estado da arte. Educação e Pesquisa, São Paulo, v.30, n.3, p. 549-566, set./dez. 2004. Disponível em:<http://www.scielo.br/pdf/ep/v30n3/a12v30n3.pdf>. Acesso em:18 fev. 2015.
DANTE, L. R. Livro Didático de Matemática: uso ou abuso? Revista Em Aberto, Brasília: INEP, ano 16, n. 69, p. 83-97, jan./mar. 1996. Disponível em: <http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/viewFile/1040/942>. Acesso em:18 fev. 2015.
______. Matemática: contexto e aplicações. 2.ed. São Paulo: Ática, 2013. Vol. 1.
______. Matemática: contexto e aplicações. 2.ed. São Paulo: Ática, 2013. Vol. 2.
______. Matemática: contexto e aplicações. 2.ed. São Paulo: Ática, 2013. Vol. 3.
DÍAZ, O. R. T. A atualidade do livro didático como recurso Curricular. Tradução: Maria Susley Pereira. Linhas Críticas, Brasília: DF, v. 17, n. 34, p. 609-624, set./dez. 2011. Disponível em: <http://periodicos.unb.br/index.php/linhascriticas/article/view/6248/5121>. Acesso em: 18 fev. 2015.
______. Matemática, História e Compreensão. Revista Cocar. UEPA, v.2, p. 7-15, 2008. Disponível em <http://paginas.uepa.br/seer/index.php/cocar/article/view/77>. Acesso em: 01 abr. 2015.
GIARDINETTO, J. R. B. Reflexões sobre o uso da história da matemática como contribuição para a melhoria do ensino da geometria analítica (nível 1º e 2º graus). Nuances: Revista do Curso de Pedagogia, Departamento de Educação, UNESP, Campus de Presidente Prudente, v.6, nº 6, pp. 136-42, 2000.
GOMES, L. G. As práticas culturais de mobilização de histórias da matemática em livros didáticos destinados ao ensino médio. 2008. 163p. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Educação, Universidade Estadual de Campinas, Campinas, 2008.
IEZZI, G.; DOLCE, O.; DEGENSZAJN, D.; PÉRIGO, R; ALMEIDA, N. Matemática: ciência e aplicações. 7.ed. São Paulo: Saraiva, 2013. Vol. 1.
______. Matemática: ciência e aplicações. 7.ed. São Paulo: Saraiva, 2013. Vol. 2.
______. Matemática: ciência e aplicações. 7.ed. São Paulo: Saraiva, 2013. Vol. 3.
LAJOLO, M. Livro Didático: um (quase) manual de usuário. Revista Em Aberto, Brasília: INEP, ano 16, n.69, p. 3-9, jan./mar. 1996. Disponível em:<http://emaberto.inep.gov.br/index.php/emaberto/article/viewFile/1033/935>.Acesso em:18 fev. 2015.
LEONARDO, F. M. Conexões com a Matemática. 2.ed. São Paulo: Moderna, 2013. Vol. 1.
______. Conexões com a Matemática. 2.ed. São Paulo: Moderna, 2013. Vol. 2.
______. Conexões com a Matemática. 2.ed. São Paulo: Moderna, 2013. Vol. 3.
MENDES, I. A. A investigação histórica como agente da cognição matemática na sala de aula. In: MENDES, I. A.; FOSSA, J. A.; VALDÉS, J. E. N. A História como um agente de cognição na Educação Matemática. Porto Alegre: Editora Sulina, 2006, pp. 79-136.
MIGUEL, A. As potencialidades pedagógicas da história da matemática em questão: argumentos reforçadores e questionadores. Zetetiké, v. 5, n. 8, p. 73-105, 1997.
_______; MIORIM, M. A. História na Educação Matemática: propostas e desafios. 2a ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2011, 208 p. (Coleção Tendências em Educação Matemática).
PAIS, L. C. Didática da Matemática: uma análise da influência francesa. 3a ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2011, 136 p. (Coleção Tendências em Educação Matemática).
PAIVA, M. Matemática: Paiva. 2.ed. São Paulo: Moderna, 2013. Vol. 1.
______. Matemática: Paiva. 2.ed. São Paulo: Moderna, 2013. Vol. 2.
______. Matemática: Paiva. 2.ed. São Paulo: Moderna, 2013. Vol. 3.
ROQUE, T. História da Matemática: Uma Visão Crítica, Desfazendo Mitos e Lendas. Rio De Janeiro: Zahar, 2012.
SANTOS, M. R. Compreensões de professores do Ensino Médio acerca da utilização da História da Matemática no ensino de Matemática, 2017. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências). Universidade Federal de Itajubá.
SILVA, D. R. Livro didático de Matemática: lugar histórico e perspectivas. 2010. 152p. Dissertação (Mestrado em Educação) –Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2010.
SOUTO, R. M. A. História na Educação Matemática – um estudo sobre trabalhos publicados no Brasil nos últimos cinco anos. Bolema, v. 23, nº 35 b, p. 515 a 536, abril 2010.
SMOLE, K. S.; DINIZ, M. I. Matemática Ensino Médio. 8.ed. São Paulo: Saraiva, 2013. Vol. 1.
______. Matemática Ensino Médio. 8.ed. São Paulo: Saraiva, 2013. Vol. 2.
______. Matemática Ensino Médio. 8.ed. São Paulo: Saraiva, 2013. Vol. 3.
SOUZA, J. Novo olhar Matemática. 2.ed. São Paulo: FTD, 2013. Vol. 1.
______. Novo olhar Matemática. 2.ed. São Paulo: FTD, 2013. Vol. 2.
______. Novo olhar Matemática. 2.ed. São Paulo: FTD, 2013. Vol. 3.
TZANAKIS, C.; ARCAVI, A. Integrating history of mathematics in the classroom: an analytic survey. In: J. Fauvel and J. van Maanen (Eds.). History in Mathematics Education. The ICMI Study. Dordrecht: Kluwer Academic Publishers, 2000, Chapter 7, pp. 201–240.
VALDÉS, J. E. N. A história como elemento unificador na educação matemática. In: MENDES, I. A.; FOSSA, J. A.; VALDÉS, J. E. N. A História como um agente de cognição na Educação Matemática. Porto Alegre: Editora Sulina, 2006, pp. 15-78.
VIANNA, C. R. Matemática e História: Algumas relações e implicações pedagógicas. 1995. 228p. Dissertação (Mestrado em Educação) –Faculdade de Educação, Universidade de São Paulo, São Paulo, 1995.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.