SINAIS DE PONTUAÇÃO E LINGUÍSTICA APLICADA

Autores

  • Anderson Silva Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP)

Resumo

Esta pesquisa analisa as atividades relativas aos sinais de pontuação presentes em duas coleções didáticas. A motivação para esta investigação recai sobre a maneira como a pontuação é abordada nos livros didáticos de Português do Ensino Fundamental, aprovados pelo Programa Nacional do Livro Didático e distribuídos nas escolas públicas brasileiras. Sendo uma forma de questionar abordagens didático-metodológicas, este trabalho justifica-se pela reflexão a respeito do assunto e pela possibilidade de apresentar, dentro do campo da Linguística e dos Estudos da Linguagem, novos olhares sobre a temática. Para alicerçar nossa investigação, a pesquisa tem como arcabouço teórico as contribuições da Análise Dialógica do Discurso, concebida a partir dos trabalhos de Bakhtin e o Círculo, elegendo enunciado concreto e relações dialógicas como conceitos-chave. Da perspectiva organizacional, foram apresentados dois eixos: (i) o estado do conhecimento sobre pontuação, com base em algumas produções acadêmicas brasileiras que trataram do assunto nas últimas décadas, e a descrição do contexto de pesquisa, a coleta e a delimitação do corpus; (ii) a descrição e análise das atividades didáticas sobre o ensino da pontuação nas duas coleções selecionadas. Os resultados apontaram, apesar das diferenças existentes entre as coleções, semelhanças consideráveis na abordagem da pontuação, destacando-se a distribuição heterogênea do conteúdo em anos escolares distintos e a falta de articulação entre o conteúdo e as propostas de produção textual. Entretanto, a diferença mais relevante identificada entre as obras está relacionada à eleição da modalidade oral como espaço privilegiado para a realização dos exercícios em uma das coleções.   

Biografia do Autor

Anderson Silva, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP)

Doutor em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem (PUC-SP/LAEL/SEE-SP)

Referências

AMORIM, M. A contribuição de Mikhail Bakhtin: a tripla articulação ética, estética e epistemológica. In: FREITAS, M. T.; SOARES, S. J.; KRAMER, S. (Org.). Ciências humanas e pesquisa: leituras de Mikhail Bakhtin. São Paulo: Cortez Editora, 2003. p. 11 -25.

AMORIM, M. A. O pesquisador e seu outro: Bakhtin nas ciências humanas. São Paulo: Musa Editora, 2004.

BAKHTIN, M. Estética da criação verbal. Trad. Paulo Bezerra. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

AMORIM, M. A. O problema do texto na linguística, na filologia e em outras ciências humanas. In: AMORIM, M. A. Estética da criação verbal. Trad. Paulo Bezerra. 4. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003a. p. 307-336.

AMORIM, M. A. Problemas da poética de Dostoiévski. 5. ed. Trad. Paulo Bezerra. São Paulo: Forense-Universitária, 2010.

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Terceiro e Quarto Ciclos do Ensino Fundamental. Brasília/São José dos Campos: MEC/SEF/UNIVAP, 2001.

BRASIL. Ministério da Educação. Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação. Secretaria de Educação Básica. Edital de convocação para inscrição no processo de avaliação e seleção de coleções didáticas para o Programa Nacional do Livro Didático – PNLD 2011. Brasília: FNDE, 2008.

BRASIL. LDB: Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional: lei n. 9.394, de 20 de dezembro de 1996. Estabelece as diretrizes e bases da educação nacional. 5. ed. Brasília: Câmara dos Deputados, Coordenação Edições Câmara, 2010.

CAGLIARI, L. C. Os sinais de pontuação. In: FÁVERO, L. L.; BASTOS, N. B.; MARQUESI, S. C. (Org.). Língua portuguesa: pesquisa e ensino, v. 1. São Paulo: EDUC/Fapesp, 2007. p. 117-128.

CEREJA. W. R.; MAGALHÃES, T. C. Português: linguagens. 5. ed. reform. São Paulo: Atual, 2009.

FARACO, C. A.; CASTRO, G. Por uma teoria linguística que fundamente o ensino de língua materna. Educar em Revista, Curitiba, v. 15, p. 179-194, 2000. Disponível em: http://www.educaremrevista.ufpr.br/indice.htm. Acesso em 16 jan. 2013.

HENRIQUE, J. Pontuação na escrita: sua história e emprego. Porto Alegre: Oficinas Gráficas do Instituto Técnico Profissional do R.S., 1941.

HIGOUNET, C. História concisa da escrita. 10. ed. Trad Marcos Marcionilo. São Paulo: Parábola Editorial, 2003.

MACHADO FILHO, A. V. L. A pontuação em manuscritos medievais portugueses. Salvador: EDUFBA, 2004.

ROCHA, I. L. V. O sistema de pontuação na escrita ocidental: uma retrospectiva. DELTA, São Paulo, v. 13, n. 1, p.83-118, 1997. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php. Acesso em: 17 dez. 2007.

SILVA, A. A aprendizagem e o ensino da pontuação. In: SILVA, A.; PESSOA, A. C.; LIMA, A. (Org.). Ensino de gramática: reflexões sobre a língua portuguesa na escola. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2012. p. 133-152.

SOARES, M. B. Português: uma proposta para o letramento. São Paulo: Moderna, 2002.

Downloads

Publicado

2018-06-30

Edição

Seção

Artigos