QUERIDO DIÁRIO: O QUE DIZEM AS NARRATIVAS SOBRE A FORMAÇÃO E A FUTURA PRÁTICA DO PROFESSOR QUE ENSINARÁ MATEMÁTICA NOS ANOS INICIAIS

Autores

  • Américo Júnior Universidade do Estado da Bahia (UNEB)
  • Carmem Lúcia Brancaglion Passos Universidade Federal de São Carlos (UFSCAR)

Resumo

Este artigo é resultado do trabalho realizado durante o semestre letivo 2015.2. Trata-se de um recorte da pesquisa de doutoramento do primeiro autor com o objetivo de identificar e discutir as marcas de futuros professores dos anos iniciais, quanto à Matemática e ao seu ensino, que são manifestadas nas trajetórias de vida registradas nos diários reflexivos. Elegeu-se a temática de narrativas e de formação de professores que ensinarão Matemática nos anos iniciais, como foco de discussão, sobretudo, pela aproximação profissional e acadêmica dos autores.  A construção de dados se deu a partir de narrativas autobiográficas escritas de um grupo de alunos do 6º semestre do curso de Pedagogia de uma Universidade Pública do Estado de São Paulo. A análise dos dados para a identificação e a discussão das marcas apresentadas pelos licenciandos partiu da leitura dos diários reflexivos. O uso da escrita narrativa permitiu delimitar as compreensões dos estudantes participantes da pesquisa a respeito de seu próprio percurso formativo, possibilitando um movimento de reflexão sobre suas histórias de vida, o que repercute, dessa forma, no seu desenvolvimento, tanto profissional como pessoal. É necessário que os cursos de formação inicial de professores que atuarão nos anos iniciais e na educação infantil repensem o lugar da Matemática e sua importância, também, para o processo de alfabetização, e possibilitem que os futuros professores se reconheçam enquanto educadores matemáticos.

Biografia do Autor

Américo Júnior, Universidade do Estado da Bahia (UNEB)

Licenciado em Matemática, Especialista em Educação Matemática e em Psicopedagogia Institucional e Clínica, Mestre em Educação pela Universidade de Brasília (UnB) e Doutorando em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). Integra os Grupos de Estudos e Pesquisas em Educação Matemática (CNPq/UFSCar), Aprendizagem Lúdica: Pesquisas e Intervenções em Educação e Desporto (CNPq/UnB) e Formação de Professor e Currículo (CNPq/Uneb). É professor da Universidade do Estado da Bahia, Campus VII-Senhor do Bonfim, em regime de dedicação exclusiva, mas afastado para realização de Doutorado.  

Referências

ANDRÉ, M. Formação de professores: a constituição de um campo de estudos. Educação, Porto Alegre, v. 33, n. 3, p. 174-181, set./dez. 2010.

D’AMBROSIO, B. S. Formação de professores de Matemática para o século XXI: o grande desafio. Pro-Posições, v. 4, n. 1, mar. 1993.

DANYLUK, O. S. Um estudo sobre o significado da alfabetização matemática. 1988. 364 p. Dissertação (Mestrado)- IGCE, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho” –

UNESP, Rio Claro, 1988.

DEMARTINI, Z. de B. F. Das histórias de vida às histórias de formação. In: SOUZA, E. C. de.; MIGNOT, A. C. V. (Org.) História de vida e formação de professores. Rio de Janeiro: Quartet: FAPERJ, 2008. p. 39-64.

FLORES, M. A. Person and context in becoming a new teacher. Journal of Education for Teaching, v. 27, n. 2, p. 135-148, 2001.

FLORES, M. A. Dilemas e desafios na formação de professores. In: MORAES, M. C.; PACHECO, J. A.; EVANGELISTA, M. O. (Org.). Formação de professores: perspectivas educacionais e curriculares. Porto: Porto Editora, 2004. p.127-160.

FLORES, M. A.; DAY, C. Contexts which shape and reshape new teachers’ identities: a multi-perspective study. Teaching and Teacher Education, v. 22, n. 2, p. 219-232, 2006.

FLORES, M. A. Algumas reflexões em torno da formação inicial de professores. Educação, Porto Alegre, v. 33, n. 3, p. 182-188, set./dez. 2010.

FORTUNA, T. R. Formando professores na universidade para brincar. In: SANTOS, S. M. P (Org.). A ludicidade como ciência. Petrópolis, RJ: Vozes, 2001.

FREITAS, M. T. M; NACARATO, A. M. et al. O desafio de ser professor de matemática hoje no Brasil. In: FIORENTINI, D; NACARATO, A. M. (Org.) Cultura, formação e desenvolvimento profissional de professores que ensinam matemática. São Paulo: Musa Editora, 2005.

GATTI, B. Formação de professores no Brasil: características e problema. Educ. Soc., Campinas, v. 31, n. 113, p. 1355-1379, out./ dez. 2010.

JOSSO, M. C. Da formação do sujeito... Ao sujeito da formação. In: NÓVOA, A.; FINGER, M. (Org.). O método (auto)biográfico e a formação. Natal, RN: EDUFRN; São Paulo: Paulus, 2010. p. 59-79.

LOUGHRAN, J. A construção do conhecimento e o aprender a ensinar sobre o ensino. In: FLORES, M. A; VEIGA SIMÃO, A. M. (Org.). Aprendizagem e desenvolvimento profissional de professores: contextos e perspectivas. Mangualde: Edições Pedago, 2009. p. 17-37.

NACARATO, A.; MENGALI, B.; PASSOS, C. L. B. A matemática nos anos iniciais do ensino fundamental. Belo Horizonte: Autêntica, 2009. (Tendências em educação matemática).

MACHADO, N. J. Matemática e língua materna: análise de uma impregnação mútua. São Paulo: Cortez, 1990.

MARCELO GARCIA, C. Desenvolvimento profissional: passado e futuro. Sísifo - Revista das Ciências da Educação, n. 08, p. 7-22, jan./abr. 2009.

NACARATO, A. M.; MENGALI, B. L. S.; PASSOS, C. L. B. A matemática nos anos iniciais do ensino fundamental. Belo Horizonte: Autêntica, 2009. (Tendências em educação matemática).

NÓVOA, A. Os professores e as histórias de suas vidas. In: NÓVOA, A. (Org.). Vidas de professores. 2. ed. Porto: Porto Editora, 2007. p. 11-30.

OLIVEIRA, R. M. M. A. Narrativas: contribuições para a formação de professores, para as práticas pedagógicas e para a pesquisa em educação. Rev. Educ. Públ. Cuiabá, v. 20. n. 43. p. 289-305. maio/ago. 2011.

ROLDÃO, M. do C. As histórias em educação: a função mediática da narrativa. Ensinus, v. 3, p. 25-28, 1995.

TARDIF, M. Saberes profissionais dos professores e conhecimentos universitários: elementos para uma epistemologia da prática profissional dos professores e suas consequências em relação à formação para o magistério. Revista Brasileira de Educação, Campinas, ANPED – Autores Associados, n. 13, p. 05-21, jan./abr. 2000.

Downloads

Publicado

2016-12-31

Edição

Seção

Artigos