Pesquisa Histórica e Epistemológica sobre Thabit Ibn Qurra e uma Generalização do Teorema de Pitágoras

uma proposta de aliança entre a história da matemática e as tecnologias digitais para o ensino de matemática

Autores

  • Allyson Emanuel Januário da Costa Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
  • Giselle Costa de Sousa Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
  • Marta Figueredo dos Anjos Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Resumo

Este trabalho é resultado de uma pesquisa de mestrado em andamento que se concentra no campo de investigação que envolve história da matemática (HM) e  apoio que as tecnologias digitais (TD) podem fornecer à compreensão dessa história, via investigação matemática (IM) em prol do ensino de matemática numa aliança. Particularmente, considera que a contribuição islâmica para matemática é importante para se compreender percursos tomados por essa ciência ao longo da história. Sendo assim, esse trabalho se configura com a apresentação de texto histórico bibliográfico, tomando-se como referência Thabit ibn Qurra e sua contribuição para matemática com uma Generalização do Teorema de Pitágoras.. Para tanto, o referido artigo se apoia na metodologia de pesquisa qualitativa bibliográfica documental gerando como fruto discussões sobre uso da HM aliada às TD via IM em favor do ensino de matemática a partir do texto disponibilizado e posterior Produto Educacional ancorado neste. Logo, consideramos relevante o resultado da pesquisa histórica e epistemológica, pois, além de disponibilizar literatura em português sobre o assunto, vislumbramos possibilidades que este estudo pode trazer para o ensino a partir da obra de Thabit relativa à Generalização do Teorema de Pitágoras, em seu contexto, culminando, dessa forma, na aliança que almejamos.

Referências

BERGGREN, J. L. Episodes in the Mathematics of Medieval Islam. New York: Springer, 1986.

BORBA, Marcelo de Carvalho; PENTEADO, Miriam Godoy. Informática e Educação Matemática. 6 ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2019.

CAVALHEIRO, Gabriela Castro Silva; MENEGHETTI, Renata Cristina Geromel; SEVERINO, Augusta Teresa Barbosa. CONCEPÇÕES DE LICENCIANDOS EM MATEMÁTICA SOBRE AS METODOLOGIAS DE RESOLUÇÃO DE PROBLEMAS E INVESTIGAÇÃO MATEMÁTICA. Hipátia-Revista Brasileira de História, Educação e Matemática, v. 2, n. 2, p. 1-12, 2017.

COSTA, Allyson Emanuel Januário da; SOUSA, Giselle Costa de. Investigando a Conjunção entre História da Matemática e Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação, através de um Levantamento Bibliográfico no Banco de Teses & Dissertações da Capes (2013 – 2016). In: Seminário Cearense de História da Matemática, 3., 2018, Juazeiro do Norte. Anais. Juazeiro do Norte: IFCE, 2018. p. 10.

FAUZAN, Pepen Irpan. FATA, Ahmad Khoirul. Hellenism in Islam: the influence of Greek in Islam Scientific Tradition. Epistemé, Vol. 13, n. 2, 408-432, dez/2018.

GIL, Antônio Carlos. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 6 ed. São Paulo: Atlas S.A., 2008.

LIMA, Telma Cristiane Sasso de; MIOTO, Regina Célia Tamaso. Procedimentos metodológicos na construção do conhecimento científico: a pesquisa bibliográfica. Revista Katál, Florianópolis, v. 10 n. esp. p. 37-45, 2007.

MENDES, Iran Abreu. Investigação Histórica no Ensino da Matemática. Rio de Janeiro: Editora Ciência Moderna Ltda., 2009.

MIGUEL, Antônio; MIORIM, Maria Ângela. História na Educação Matemática: propostas e desafios. 3 ed.Belo Horizonte: Autêntica, 2019.

O'CONNOR, John J.; ROBERTSON, Edmund F. Thabit. (2015). In: MacTutor History of Mathematics Archive. Disponível em: http://www-history.mcs.st-andrews.ac.uk/PictDisplay/Thabit.html. Acesso em: 12 dez. 2018.

PONTE, João Pedro da; BROCARDO, Joana; OLIVEIRA, Hélia. Investigações Matemáticas na Sala de Aula. 4. Ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2019.

RASHED, Roshdi. Thābit ibn Qurra: science and philosophy in ninth-century Baghdad. Berlin: Gruyter, 2009.

SAITO, Fumikazu. DIAS, Marisa da Silva. Interface entre História da Matemática e Ensino: uma Atividade desenvolvida com base num documento do Século XVI. Ciência & Educação, v. 19, n. 1, 2013. pp. 89-111.

SARTON, George.Introduction to The History of Science. Carnegie Institution of Washington, v 1, 1927.

SAYILI, Aydin. Thabit ibn Qurra’s Generalization of the Pythagorean Theorem. The University of Chicago Press: The History of Science Society. 1960. Disponível em: http://www.jstor.org/stable/227603?origin=JSTOR-pdf. Acesso em: 22 jul. 2018.

SAYILI, Ayidin. Sâbit ibn Kurra'nin Pitagor Teoremini Tamimi. Belleten, 22: 527-549, 1958.

SEGZIN, Fuat. A collection of Mathematical, Philosophical, Meteorological, and Astronomical treatises. Thabit ibn Qurra, Abu Yusuf Ya’qub al-Kindi, Abu L-Saqr al-Qabisi, Abu Sahl al-Kuhi, and others, Codex AyaSofya: 4832 (Institute for The History Arabic-Islamic Science at the Johann Wolfgang Goethe University Frankfurt am Main). 2010.

SHLOMING, Robert. Thabit ibn Qurra and the Pythagorean Theorem. The Mathematic Teacher. 1970. Disponível em: https://www.jstor.org/stable/27958444?Search=yes&resultItemClick=true&searchText=sAYILI&searchUri=%2Faction%2FdoBasicSearch%3FQuery%3DsAYILI%26amp%3Bfilter%3D&ab_segments=0%2Fbasic_SYC-4800%2Ftest&refreqid=search%3Aa1aa054c9663acdf755b83bb232de1bd&seq=7#metadata_info_tab_contents. Acesso em: 02 nov. 2019.

SOUSA, Giselle Costa de. Aliança entre História da Matemática e Tecnologias via Investigação Matemática. Livraria da Física, 2020.

THABIT, ibn Qurra. Trad. Ayidin Sayili. In: Sâbit ibn Kurra'nin Pitagor Teoremini Tamimi. Belleten, 22: 527-549, 1958.

Downloads

Publicado

2021-12-31

Edição

Seção

Artigos