Problemas aritméticos e algébricos em livros didáticos do Ensino Médio
possíveis abordagens geométricas
Resumo
O presente estudo tem por objetivo apresentar possíveis abordagens geométricas para problemas aritméticos e algébricos propostos em livros didáticos (LD) destinados ao Ensino Médio. Essas abordagens são resultados da pesquisa Aspectos históricos da aritmética e álgebra nos LD do Ensino Médio: relações com a geometria do Grupo de Pesquisa História da Matemática e Educação Matemática da Universidade Federal de Alagoas. Nesta pesquisa, percorremos uma sequência de estudos relacionados à História da Matemática e à História da Educação Matemática no Brasil com base em livros, teses, dissertações, artigos, documentos legislativos e LD. Selecionamos para este texto alguns problemas aritméticos e algébricos apresentados em LD de 1955, 1959, 1962, 1970, 1997, 2005, 2016 e 2020, propondo uma abordagem geométrica a partir de noções dadas em uma obra didática mais nova, mais antiga ou proveniente da História da Matemática. É comum que alguns estudantes sejam considerados bons em álgebra e aritmética, mas tenham dificuldades em geometria. Assim, acreditamos que este trabalho que relaciona aritmética, álgebra e geometria por meio de resoluções de problemas pode contribuir com práticas diárias do professor de Matemática, pois pode subsidiar estratégias de abordagem de conteúdos e problemas em suas aulas. Palavras-chave: História da Educação Matemática. Álgebra. Aritmética. Resolução de problemas.
Publicado
Edição
Seção
Licença

Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.