Experimentação sobre Micro-organismos e Higienização das Mãos em Escolas de nível Fundamental II e Médio.

Autores

  • Keimily Timóteo da Fonseca Discente / Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sâo Paulo, Câmpus Matão.
  • Victor Hugo Hernandez Discente / Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sâo Paulo, Câmpus Matão.
  • Lucas Francisco de Araujo Discente / Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sâo Paulo, Câmpus Matão.
  • Caroline Pigatto De Nardi Docente / Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Sâo Paulo, Câmpus Matão.

Palavras-chave:

Microbiologia, Processo ensino-aprendizagem, Metodologia Ativa

Resumo

A microbiologia é a ciência que estuda os seres vivos microscópicos, desde a fisiologia até a ação no meio ambiente. Este trabalho objetivou relatar experiências realizadas na área com alunos do nível fundamental II e médio. A ação focou o conhecimento das formas dos micro-organismos e a higienização das mãos com apresentação de material lúdico e realização de prática. Foram escolhidas duas escolas de Matão – SP, uma do ensino fundamental II (sétimo e oitavos anos: 57 alunos) e outra do ensino médio (três anos: 33 alunos). Foram preparadas placas para cultivo de micro-organismos e foi realizada a coleta de amostra das mãos dos alunos. Foram apresentados os tipos de micro-organismos existentes no ambiente tanto em desenho, em massa de modelar e ao microscópio. Na segunda visita cada aluno recebeu sua placa e foram analisados os resultados, finalizando com a explicação sobre a forma correta de higienizar as mãos. A ação ocorreu satisfatoriamente com ampla participação. Os alunos se mostraram interessados e excelentes resultados foram obtidos. Os questionários aplicados demonstraram que o estudante tem muito interesse pelo “fazer”, pela experimentação. Portanto, a estruturação de laboratórios propiciando práticas nas escolas aumenta significativamente o interesse dos alunos, melhorando o processo ensino-aprendizagem.

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Publicado

2018-08-06

Edição

Seção

Artigos