Conhecimentos mobilizados por professores de Matemática participantes de uma Lesson Study em uma disciplina de Pós-Graduação

Autores

  • Joel Staub Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)
  • Luani Griggio Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)
  • Catia Piano Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)
  • Fernanda Tomazi Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)
  • Fábio Soares Borges de Oliveira Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)
  • Luciana de Souza Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)
  • Valdirene Brito Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)
  • Renata Camacho Bezerra Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)
  • Richael Silva Caetano Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

Resumo

O Lesson Study (LS) é um processo formativo, colaborativo e reflexivo que tem sido utilizado na Formação Inicial e Continuada de professores em várias partes do mundo. A participação em grupos de LS permite que os professores compartilhem experiências, inseguranças e sucessos, além de possibilitar do trabalho colaborativo para dentro da escola. Neste trabalho, que visa responder o seguinte problema “Quais os conhecimentos que emergiram em uma LS desenvolvida na disciplina Tendências em Educação Matemática II: Lesson Study e a Formação Inicial e Continuada do professor?”, trazemos os dados referentes à participação de um grupo de professores, discentes de uma disciplina do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e Educação Matemática da UNIOESTE. Os dados analisados foram produzidos durante a vivência prática da LS na disciplina e são referentes ao grupo de discentes que trabalhou para preparar e realizar uma aula envolvendo os Números Negativos. A coleta de dados consistiu em observação-participante, sendo produzidos dados autobiográficos e empíricos, registrados em diário de campo e em questionário respondido pelos membros do grupo por meio dos Formulários do Google. No referencial teórico, trazemos Shulman (1986, 2014) e, a partir dele, classificamos os conhecimentos profissionais mobilizados pelos professores e evidenciados nos dados. Percebemos que foram mobilizados, em algum momento, o conhecimento do conteúdo da disciplina, o conhecimento pedagógico do conteúdo e o conhecimento do currículo. Ao final do LS, observamos que nos preocupamos tanto com a elaboração de uma atividade atrativa que acabamos por deixar de lado o objeto do conhecimento matemático. Também constatamos que, mesmo em grupo, deixamos de pensar em todas as etapas de uma aula: introdução/motivação, desenvolvimento, conclusão e avaliação, e não houve a relação da atividade com o conteúdo matemático, pontos esses que precisam ser melhorados para uma futura realização da mesma aula.

Referências

ABRAHÃO, Maria Helena Menna Barreto. Memória, narrativas e pesquisa autobiográfica. Revista História Da Educação, ASPHE/FaE/UFPel, Pelotas, n 14, p. 79 - 95, set. 2003. Recuperado de https://seer.ufrgs.br/index.php/asphe/article/view/30223

BALDIN, Yuriko Yamamoto. O Significado da introdução da Metodologia Japonesa de Lesson Study nos Cursos de Capacitação de Professores de Matemática no Brasil. In: XVIII Encontro Anual da SBPN e Simpósio Brasil – Japão, 2009, São Paulo/SP. Anais Simpósio Brasil – Japão. São Paulo/SP: Associação Brasil-Japão de Pesquisadores - SBPN, 2009. p. 1-5. <http://japao.org.br/simposio2010/wp-content/uploads/2010/PA027.pdf>.

BARBOSA, Edelweis J. T.; LIMA, Anna P. A. B. Praxeologias do Professor: análise comparativa do livro didático no ensino de equações polinomiais do primeiro grau. Bolema, Rio Claro (SP), v. 33, n. 65, p. 1357-1378, dez. 2019. Disponível em: <https://www.scielo.br/j/bolema/a/pJRVQSSkNN45dt7CTTpXyfK/?format=pdf&lang=pt>. Acesso em 22 dez. 2022.

BEZERRA, Renata C. Aprendizagens e desenvolvimento profissional de professores que ensinam Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental no contexto da Lesson Study. Tese (doutorado) - Universidade Estadual Paulista, Faculdade de Ciências e Tecnologia- Presidente Prudente: [s.n.] 2017. 210 f.

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: Ministério da Educação, 2017. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/BNCC_EI_EF_110518_versaofinal_site.pdf>. Acesso: 12 de dezembro de 2019.

BRASIL, Ministério da Educação. INEP – Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira. Referenciais para o Exame Nacional de Ingresso na Carreira Docente. Documento para Consulta Pública. 2010. Disponível em: <http://consultaexamedocente.inep.gov.br/publico/download/Referenciais_para_o_Exame_Nacional_de_Ingresso_na_Carreira_Docente.pdf>. Acesso em: 19/11/2020.

COELHO, Felipe Gomes. A metodologia da Lesson Study na formação de professores: uma experiência com licenciados de matemática. Dissertação (mestrado) – UFRJ / Instituto de Matemática, Programa de Pós-graduação em Ensino em Matemática, Rio de Janeiro, 2014. 307 f.

ESTEBAN, Maria Paz Sandín. Pesquisa qualitativa em educação: fundamentos e tradições. Porto Alegre: AMGH, 2010.

ESTEVAM, Everton J. G.; PAVANELLO, Regina M.; CIANI, Andréia B. GD 6: Formação de professores que ensinam Matemática. In: Encontro Paranaense de Educação Matemática, 15., 2019, Londrina. Anais [...]. Londrina, Universidade Estadual de Londrina e Universidade Tecnológica Federal do Paraná, 2019. Disponível em: <http://www.sbemparana.com.br/eventos/index.php/EPREM/XV_EPREM/schedConf/presentations?searchField=&searchMatch=&search=&track=64>. Acesso em: 22 set. 2020.

FELIX, Thiago Francisco. Pesquisando a Melhoria de Aulas de Matemática Seguindo a Proposta Curricular do Estado de São Paulo, com a Metodologia da Pesquisa de Aula (Lesson Study). 2010. 137 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências Exatas e Tecnologia) – Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, 2010.

FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa. 25. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2002.

IMBERNÓN, Francisco. Formação Docente e Profissional: Forma-se para a mudança e a incerteza. 3. ed. São Paulo: Cortez, 2002.

ISODA, Masami; ARCAVI, Abraham; LORCA, Arturo Mena. El Estudio de Clases Japonés en Matemáticas: Su importancia para el mejoramiento de los aprendizajes en el escenario global. 3ª. Edição. Chile: Salesianos S. A., 2012.

MIZUKAMI, Maria da Graça Nicoletti. Aprendizagem da docência: algumas contribuições de L. S. Shulman. Educação. v. 29, n. 2, p. 33-49. Santa Maria/RS, 2004. Disponível em: <https://periodicos.ufsm.br/reveducacao/article/view/3838/2204>.

NEVES, Regina da Silva Pina; FIORENTINI, Dario. Seminário internacional de Lesson Study no ensino de matemática: (SILSEM). Vitória: Edifes, 2022. 481 p. Disponível em: <https://repositorio.ifes.edu.br/handle/123456789/1540#main-container>. Acesso em 07 mar 2022.

OLIVEIRA, Kátia Lais S. J. Lesson study na formação inicial de professores: uma experiência com licenciados de Letras-Inglês da Universidade Federal do Oeste do Pará. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal do Oeste do Pará, Instituto de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Santarém, 2018. 165 f.

PARANÁ. Secretaria de Estado da Educação. Referencial curricular do Paraná: princípios, direitos e orientações. Curitiba, PR: SEED/PR, 2018.

QUARESMA, Maria; PONTE, João Pedro; BAPTISTA, M.; MATA-PEREIRA, Joana. O estudo de aula como processo de desenvolvimento profissional. In: MARTINHO, M. H.; TOMÁS FERREIRA, R. A.; BOAVIDA, A. M.; MENEZES, L. (Eds.). Atas do XXV Seminário de Investigação em Educação Matemática. Braga/PT: APM, 2014. p. 311- 325.

SCHREIBER, Karla Priscila; PORCIÚNCULA, Mauren. Conhecimentos mobilizados por professores ao refletir sobre o percurso formativo e a prática pedagógica na perspectiva da educação estatística. Tear: Revista de Educação Ciência e Tecnologia, [s. l], v. 10, n. 2, p. 1-22, out. 2021.

SHULMAN, Lee. Conhecimento e ensino: fundamentos para a nova reforma. Cadernos Cenpec, São Paulo, v. 2, n. 4, p. 196-229, dez. 2014.

SHULMAN, Lee. Those who understand: knowledge growth in teaching. Educational Researcher, v. 15, n. 2, p. 4-14, 1986.

SHULMAN, Lee S.; SHULMAN, Judith H. Como e o que os professores aprendem: uma perspectiva em transformação. Cadernos Cenpec, São Paulo, v. 1, n. 6, p. 120-142, jun. 2016.

TAKAHASHI, Akihiko; McDOUGAL, Thomas. Collaborative Lesson research: maximizing the impact of Lesson study. ZDM: The International Journal on Mathematics Education, Jun. 2016, v. 48, n. 2. p. 513- 526.

TARDIF, Maurice. Saberes docentes e formação profissional. 15. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2002.

TREMBLAY, Marc-Adélard Prefácio. Reflexões sobre uma trajetória pessoal pela diversidade dos objetos de pesquisa. A pesquisa qualitativa: enfoques epistemológicos e metodológicos. 2ª ed. Editora Vozes, 2008.

Downloads

Publicado

2025-12-31

Edição

Seção

Artigos