ATIVIDADE PRÁTICA E CONTEXTUALIZAÇÃO CONTRIBUINDO PARA O ENSINO DE QUÍMICA NA EJA
Resumo
Esta pesquisa teve como objetivo responder como a atividade prática e a contextualização podem contribuir para o ensino de Química na Educação de Jovens e Adultos (EJA). Utilizou-se a metodologia do Estudo de Caso, em que um caso é estudado em profundidade utilizando a observação participante. O trabalho envolveu duas escolas de Ensino Médio que ofertam a EJA na rede estadual de Itumbiara-GO, com atividades práticas de Química em laboratório e entrevistas realizadas em grupos com os alunos e três professores, possibilitando um aprofundamento da questão pesquisada pela técnica da Análise Textual Discursiva. Verificou-se que é preciso promover mudanças nas aulas de Química para que o seu ensino permita aos alunos da EJA serem alfabetizados cientificamente e inseridos na sociedade. A contextualização e a utilização de atividades práticas são boas ferramentas pedagógicas capazes de contribuir para o Ensino de Química na EJA.Downloads
Publicado
28.01.2020
Como Citar
PAULO VICTORINO SANTOS, J., MACHADO GOULART, S., & RODRIGUES FILHO, G. (2020). ATIVIDADE PRÁTICA E CONTEXTUALIZAÇÃO CONTRIBUINDO PARA O ENSINO DE QUÍMICA NA EJA. Revista Sinergia, 21(1). Recuperado de https://ojs.ifsp.edu.br/sinergia/article/view/1216
Edição
Seção
Artigos Multidisciplinares