Chamada para Dossiê Temático - REVISTA LETRA MAGNA (V.22 , N 39.)

30-06-2025


 O Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) tem se destacado
como uma política pública essencial para a articulação entre teoria e prática na
formação de professores nas escolas públicas do Brasil. A experiência no PIBID pode
ser ainda mais singular quando se adota uma perspectiva interdisciplinar de formação,
compreendendo que ela capacita professores em formação inicial para pensar e agir
também de forma interdisciplinar no interior das escolas. Com isso em mente, o
presente dossiê visa fomentar diálogos entre áreas tradicionalmente separadas, por
exemplo, Letras Língua Portuguesa e Letras Língua Inglesa, destacando como o PIBID
pode ser um espaço de reinvenção pedagógica através da interseção Português-Inglês.
Ademais, o dossiê estimula altamente o envolvimento de outras disciplinas, tais como
geografia, artes, história, matemática entre outras, para a promoção do Ensino de
Língua(gens).
Este dossiê temático busca, portanto, reunir trabalhos que explorem abordagens
interdisciplinares entre o ensino de Língua Portuguesa e Inglesa no contexto do PIBID,
enfatizando, sobremaneira: (a) práticas pedagógicas inovadoras; (b) a integração de
linguagens, culturas e tecnologias; (c) os desafios e potencialidades da formação
docente bilíngue ou plurilíngue; e (d) práticas interdisciplinares globais que envolvam o
Ensino de Línguas e outras áreas do conhecimento.
Este dossiê receberá contribuições em diversos gêneros textuais, como artigos
científicos, relatos de experiência, ensaios teóricos e resenhas críticas, que dialoguem
com os eixos temáticos propostos. Serão aceitos trabalhos em português e inglês,
valorizando a pluralidade de vozes e perspectivas no debate sobre a
interdisciplinaridade no PIBID. Convidamos pesquisadores, professores e bolsistas a
compartilharem suas reflexões e práticas, enriquecendo a discussão sobre o ensino de
línguas e sua integração com outras áreas do conhecimento. As submissões devem
seguir as normas editoriais disponíveis no site da revista e serão avaliadas por pares.
Contamos com a participação de todos!

Organização: Thiago Nascimento (UFLA); Gasperim Ramalho (UFLA); Kelly
Gaignoux (UFPA)
 
Eixos Temáticos:
1.     Interdisciplinaridade e Ensino de Língua Inglesa e Portuguesa
2.     Formação de Professores numa Perspectiva interdisciplinar
3.     Linguística Aplicada Indisciplinar e Crítica
4.   TICs e o Ensino de Língua Materna e Língua  Inglesa como Língua Adicional 
5.  Multiletramentos e Multimodalidade 

6.     Ensino de Língua Inglesa e Portuguesa e suas Literatura(s)
7. Avaliação em uma perspectiva interdisciplinar