ORIENTAÇÃO PROFISSIONAL EM ALUNOS DE UMA ESCOLA PÚBLICA: ANÁLISE DE UMA INTERVENÇÃO

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Resumo

O presente estudo teve como objetivo investigar as contribuições de um projeto de orientação profissional aplicado em adolescentes que cursavam o Ensino Médio numa escola pública do Estado de São Paulo. O estudo foi constituído por uma amostra de 14 participantes, sendo 6 alunos e 8 alunas, com idades de 17 até 19 anos. Os instrumentos empregados foram a escala de Maturidade para Escolha Profissional e o Mosaico de perguntas abertas. Os resultados indicam que o grupo de alunos que passou pelas etapas da orientação profissional adquiriu conhecimentos para a escolha da carreira, alcançando níveis importantes na Maturidade Profissional. A pesquisa aponta, ainda, que os ganhos em participantes do sexo feminino foram mais expressivos. Os resultados indicam o quanto a orientação profissional pode auxiliar nos processos subjetivos de descobertas, autoconhecimento, identificações pessoais e com o mundo do trabalho.

Biografia do Autor

Alexandre da Silva de Paula, IFSP - Votuporanga

Doutor em Psicologia USP/FFCLRP

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Publicado

31.12.2018

Edição

Seção

Artigos Multidisciplinares