REFLEXÕES SOBRE A LITERATURA E IDENTIDADE NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS – EJA

Autores

  • Jaqueline Vieira da Silva Boaretto Instituto Federal de Educação - Campus de São Paulo

Resumo

O Presente artigo prospecta estabelecer uma reflexão acerca do potencial formativo da literatura e discutir seu uso como possibilidade de estratégia pedagógica para construir a identidade do educando que frequenta a escola básica na modalidade de Educação para Jovens e Adultos (EJA). Esse trabalho foi direcionado com pesquisas feitas em livros e artigos científicos que discutem o papel social da literatura e o processo de construção da identidade. Estudou-se a trajetória histórica da Educação de Jovens e Adultos, o perfil do aluno da EJA e a metodologia adequada para essa modalidade de ensino. Por fim, fez-se uma discussão a respeito da identidade e da literatura na Educação de Jovens e Adultos.

Palavras-chave: Literatura. Identidade. EJA.

This article prospects to establish a reflection about the constructive potential of literature and to discuss its use as a possible pedagogical strategy to build the identity of those students who attend the basic school in the modality Educação para Jovens e Adultos (Education for Young and Adults - EJA). This research was based on books and scientific articles which discuss the social role of literature and the process of identity construction. It is also studied the historical trajectory of EJA, the profile of those students in EJA and the appropriated methodology for this type of education, followed by a final discussion about the correlation between identity and literature in this modality.

Keywords: Literature. Identity. EJA.

Biografia do Autor

Jaqueline Vieira da Silva Boaretto, Instituto Federal de Educação - Campus de São Paulo

Professora de Língua Portuguesa com a função de Professora Orientadora na Sala de Leitura na rede municipal de São Paulo

Downloads

Publicado

31.12.2016

Edição

Seção

Artigos Multidisciplinares