v. 5 n. 1 (2019): Ed. Especial - VI Simpósio de Ensino de Ciências

					Visualizar v. 5 n. 1 (2019): Ed. Especial - VI Simpósio de Ensino de Ciências

Em sua 6ª edição, o Simpósio de Ensino de Ciências vem se consolidando como o mais importante evento científico anual promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Projetos Educacionais de Ciências (PPGPE) da Escola de Engenharia de Lorena (EEL), uma das unidades da Universidade de São Paulo (USP).

O PPGPE é um programa de pós-graduação Stricto Sensu criado em 2013 para aproximar a USP de Lorena, uma unidade eminentemente de Engenharia, de escolas de educação básica desta região. A particularidade do Programa é levar o desenvolvimento de novas metodologias de ensino para as salas de aula da educação básica, especialmente, no que tange ao desenvolvimento de ensino por projetos e baseado em metodologias ativas.

O SEC, vinculado ao PPGPE, tem o papel importante de reunir e demonstrar para a comunidade de professores da região os avanços teóricos e metodológicos com as dissertações, as colaborações e as metodologias desenvolvidas em ensino de ciências ao longo do tempo. Trata-se de um encontro científico, onde trabalhos de pós-graduação, internos e externos, são apresentados à comunidade e onde atividades como palestras, mesas-redondas, workshops voltados para educação e ensino, com enfoque em metodologias ativas de aprendizagem e estratégias pedagógicas, são realizados e oferecidos aos participantes.

O Simpósio busca, a cada ano, promover o intercâmbio entre pesquisadores, pós-graduandos e professores da Educação Básica, com o intuito de fortalecer o debate sobre o ensino de ciências de variadas perspectivas teóricas e metodológicas.

Dra. Maria Auxilidora Motta Barreto

Coordenadora da Comissão Organizadora do VI SEC

Publicado: 2019-11-29