A importância da reciclagem para a sustentabilidade: uma Sequência Didática para o Ensino Fundamental

Autores

  • Bárbara Alessandra Gonçalves Pinheiro Yamada Programa de Pós-Graduação em Projetos Educacionais de Ciências, Escola de Engenharia de Lorena (EEL), Universidade de São Paulo (USP) - 12.602-810 - Lorena – SP - Brasil
  • Débora Benedita Mendes Barbosa de Souza Programa de Pós-Graduação em Projetos Educacionais de Ciências, Escola de Engenharia de Lorena (EEL), Universidade de São Paulo (USP) - 12.602-810 - Lorena – SP - Brasil
  • Letícia Aparecida de Souza Pedroso Bento Programa de Pós-Graduação em Projetos Educacionais de Ciências, Escola de Engenharia de Lorena (EEL), Universidade de São Paulo (USP) - 12.602-810 - Lorena – SP - Brasil
  • Maria da Rosa Capri Programa de Pós-Graduação em Projetos Educacionais de Ciências, Escola de Engenharia de Lorena (EEL), Universidade de São Paulo (USP) - 12.602-810 - Lorena – SP - Brasil
  • Paulo Atsushi Suzuki Programa de Pós-Graduação em Projetos Educacionais de Ciências, Escola de Engenharia de Lorena (EEL), Universidade de São Paulo (USP) - 12.602-810 - Lorena – SP - Brasil

Resumo

Resíduos produzidos constantemente são um grande problema da humanidade. Deste modo, objetivou-se criar nas séries iniciais do Ensino Fundamental, uma consciência sobre a sustentabilidade. Para isto, foi planejada uma Sequência Didática (SD) para que alunos sejam capazes de propor mudanças sustentáveis. A SD possuiu sete momentos: Questionário para avaliação e utilização das respostas para a teoria; Apresentação teórica com slides; Palestra com profissionais da área sobre reciclagem; Coleta de material reciclável e apresentação de vídeo, iniciando o processo investigativo; Reciclagem que necessitou de clima quente e vasto tempo de secagem; Confecção de jogo com madeira, papelão e papel reciclado; Apresentação do tema para a Educação Infantil e execução do jogo. Esta SD foi desenvolvida com o 5º ano de uma escola de São Paulo. Com a Educação 5.0, foram desenvolvidas atividades com empatia e ética. Durante a SD, os alunos aderiram às atividades, adquiriram olhar reflexivo, tiveram acesso aos conteúdos de forma interdisciplinar e fundamentaram conhecimentos. A teoria adquirida transformou-se na prática do experimento, possibilitando a problematização e o interesse dos alunos, protagonistas da aprendizagem.

Downloads

Publicado

2023-08-07