https://ojs.ifsp.edu.br/index.php/recet/issue/feedRevista de Educação, Ciência e Tecnologia (RECeT)2024-11-12T17:06:23-03:00Revista de Educação, Ciência e Tecnologia (RECeT)recet@ifsp.edu.brOpen Journal Systems<p>A<strong> Revista de Educação, Ciência e Tecnologia (RECeT), Qualis CAPES B3 (2017-2020)</strong> - ISSN 2675-9098 - é uma publicação do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, câmpus Presidente Epitácio (IFSP/PEP) cujo objetivo é contribuir para as discussões referentes aos estudos da área de Ensino, tornando-se meio de intercâmbio e divulgação de pesquisas e estudos de pesquisadores e pesquisadoras vinculados a instituições brasileiras ou estrangeiras. Nessa perspectiva, a RECeT aceita artigos inéditos de estudos e pesquisas sobre temas e problemas de natureza acadêmica ou profissional, sob múltiplas abordagens metodológicas – empíricas ou de campo, ensaios teóricos ou estudos histórico-filosóficos - relacionados ao Ensino, em seus diversos níveis, à formação de professores, às práticas docentes na escola, na universidade e em outras atividades sociais.</p> <p>A RECeT também organiza números temáticos compostos por artigos encomendados e por artigos de demanda regular. São igualmente aceitos relatos de experiência, entrevistas, e resenhas de livros e/ou dissertações e teses.</p> <p>Portanto, é com prazer que convidamos todos e todas a submeterem suas contribuições para a RECeT.</p>https://ojs.ifsp.edu.br/index.php/recet/article/view/2485UM ASSISTÊNCIA DE ENFERMAGEM NO PROCEDIMENTO ANESTÉSICO CIRÚRGICO2024-04-29T15:34:15-03:00Joanna Pereira Vianajoannavii150@gmail.comRoberta Cássia do Nascimentorobertacassianascimento@hotmail.com<p>Anestesia é o estado de total ausência de dor durante um procedimento cirúrgico. Apesar de extremamente segura, a anestesia geral não está isenta de riscos ou complicações. Um dos maiores riscos são os problemas cardiovasculares e respiratórios, muitas dessas complicações podem ser previsíveis e prevenidas através de entrevista pré-anestésica com o paciente. Sendo assim, o centro cirúrgico e o procedimento anestésico-cirúrgico, bem como a equipe de enfermagem atuante na segurança do paciente, é um assunto relevante. Diante a isto este trabalho tem como objetivo descrever a atuação da equipe de enfermagem no procedimento anestésico cirúrgico. Foi desenvolvida uma pesquisa de revisão integrativa da literatura. A pergunta norteadora desse estudo: Qual a atuação da equipe de enfermagem no procedimento anestésico cirúrgico? A coleta de dados desta pesquisa foi realizada em março de 2023 a partir da busca na Biblioteca Virtual de Saúde nas seguintes bases de dados: BDENF/BIREME, LILACS, MEDLINE e SciELO. Os critérios de inclusão foram: artigos publicados na íntegra, entre 2018 e 2023, redigido no idioma português, inglês e espanhol e que responda à pergunta norteadora. Foram para analise final 7 artigos. De acordo com os dados coletados o papel do enfermeiro no procedimento anestésico cirúrgico é no CC se baseia no gerenciamento de materiais e equipe multidisciplinar, na toma da de decisão, liderança e providenciar os materiais, equipamentos e recursos humanos necessários, pare que os procedimentos sejam realizados de maneira segura para o paciente e para os profissionais e o enfermeiro deve atuar em todos os períodos da anestesia. Em conclusão, o enfermeiro exerce um papel crucial no período pré-anestésico, garantindo a segurança e o cuidado adequado ao paciente. Sua atuação é fundamental para prevenir complicações e eventos adversos durante o procedimento cirúrgico, contribuindo para o bem-estar do paciente e o sucesso da intervenção.</p>2024-07-31T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista de Educação, Ciência e Tecnologia (RECeT)https://ojs.ifsp.edu.br/index.php/recet/article/view/2512CONTROLE DE QUALIDADE DE SABÃO SUSTENTÁVEL PRODUZIDO NO EMPREENDIMENTO DE ECONOMIA CIRCULAR2024-04-29T15:35:18-03:00Gabriel de Freitas Lopesgabrielflopes16@gmail.comMariana do Nascimento Ferreira mariana.nascimento0398@gmail.comMauro Cesar Diasmaurocesar@ifes.edu.br<p>O controle de qualidade desempenha um papel fundamental no processo de fabricação de sabão a partir do óleo residual de fritura (ORF), utilizando análises físico-químicas para garantir a qualidade do saneante. O ORF é um grave contaminante ambiental que pode ser reciclado em sabão, contribuindo na conservação do meio ambiente. O estudo objetivou elaborar protocolos analíticos para o controle de qualidade junto à organização social Instituto Verde Vida (IVV), com ênfase na produção utilizando o ORF. O índice de saponificação (IS) do ORF foi empregado para estabelecer uma nova ordem de produção, visando aprimorar a qualidade do produto em termos de estabilidade da formulação, pela avaliação do pH, alcalinidade livre e composição química. Comparando com produtos comerciais, as barras produzidas pelo IVV apresentaram semelhanças em peso e pH (9,5 a 10,9). A composição química foi adequada para rotular o produto, porém as manchas no teste de estabilidade indicaram possíveis problemas de qualidade. Para resolver isso, sugeriu-se ajustar a produção com base no valor do IS do ORF para reduzir as manchas, utilizando uma reação de saponificação completa. Implementar esses métodos é crucial para melhorar o sabão e garantir uma avaliação final satisfatória. A revisão da ordem de produção garante parâmetros como alcalinidade (0,03%), pH, composição química, aspecto e cor, resultando em um produto mais atrativo para o público, conforme indicado pelas respostas do questionário de avaliação, com aprovação de 94 %. Conclui-se que o controle de qualidade é essencial para produzir um sabão eficaz e seguro, promovendo práticas sustentáveis e melhorias contínuas.</p>2024-07-31T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista de Educação, Ciência e Tecnologia (RECeT)https://ojs.ifsp.edu.br/index.php/recet/article/view/2515REFLETINDO SOBRE A LESSON STUDY (ESTUDO DE AULA) A PARTIR DE UMA METODOLOGIA INTUITIVA2024-02-07T22:18:35-03:00Hênio Delfino Ferreira de Oliveirahenio.oliveira@ifb.edu.br<p><span style="font-weight: 400;">O objetivo desta pesquisa é refletir a respeito do “Estudo de Aula” ou “</span><em><span style="font-weight: 400;">Lesson Study</span></em><span style="font-weight: 400;">” (</span><em><span style="font-weight: 400;">LS</span></em><span style="font-weight: 400;">), a partir de diferentes experiências internacionais e no Brasil. Percebeu-se a possibilidade de estabelecer um caminho para explorar as formas como a </span><em><span style="font-weight: 400;">LS</span></em><span style="font-weight: 400;">, quando entendida como metodologia, tem sido interpretada, utilizada ou modificada por países estratégicos do ponto de vista das similaridades com o Brasil, extensão territorial, cultura, pertencimento ao mesmo continente Sul-Americano e para potencializar esta identificação, utilizou-se os resultados da proficiência em Matemática do Pisa (2018). Os países selecionados foram Portugal, Estados Unidos, Uruguai, Chile e Canadá. Os resultados da análise sugerem que a implementação do EA nesses países tem ocorrido, porém de maneira adaptada. Outrossim, a referida análise também indicou dilemas próximos aos dos brasileiros, tais como a estranheza da implementação de uma metodologia altamente colaborativa, contudo, os estudos empíricos indicaram bons resultados qualitativos.</span></p>2024-07-31T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista de Educação, Ciência e Tecnologia (RECeT)https://ojs.ifsp.edu.br/index.php/recet/article/view/2524O PRÊMIO NOBEL DE FÍSICA DE 20192024-10-21T17:19:26-03:00Rodrigo da Silva Sobrinhorodrigo.sobrinho@ifrn.edu.brLuciano Luiz Alencar de Oliveiraaluciano26@yahoo.com<p class="Standard" style="text-align: justify;">A Astronomia, em geral, e exoplanetas, em particular, constituem temáticas que demostram grande potencial para serem explorados no Ensino de Física, pois tratam de temas que aguçam a curiosidade e o imaginário das pessoas. Nesse sentido, ao reconhecer a importância da busca por planetas extrassolares na atualidade, o Prêmio Nobel de Física de 2019 contemplou o trabalho pioneiro e as contribuições à Astronomia dos astrônomos Michel Mayor e Didier Queloz. Nesse contexto, este trabalho tem como objetivo apresentar, para aplicação no Ensino de Física, as contribuições à ciência dos laureados no Prêmio Nobel de Física. Com esse artigo, espera-se contribuir com trabalhos docentes que possam debater, no contexto de sala de aula, conhecimentos relativos à Astronomia e alfabetização científica.</p>2024-07-31T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista de Educação, Ciência e Tecnologia (RECeT)https://ojs.ifsp.edu.br/index.php/recet/article/view/2537INCLUSÃO DIGITAL E LABORATÓRIOS DE INFORMÁTICA EM UNIDADES DA EDUCAÇÃO BÁSICA DO INTERIOR DE SÃO PAULO2024-07-03T17:56:05-03:00Alyson Bueno Franciscoalysonbueno@gmail.com<p><span style="font-weight: 400;">A inclusão digital é um dos desafios para a educação básica e pública, com a necessidade de garantir a infraestrutura em unidades de ensino para promover melhorias no aprendizado. O objetivo da pesquisa foi analisar a disponibilidade de computadores nas escolas da Educação Básica das Diretorias de Ensino de Assis, Presidente Prudente e Tupã, no interior de São Paulo. Na metodologia de pesquisa foram analisados os dados dos Censos Escolares de 2018 e 2023, fornecidos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, com a produção de mapas de dados municipais no sistema de informação geográfica QGIS, sobre a quantidade de laboratórios de informática e computadores disponíveis nas escolas. Nas cidades com sedes das diretorias de ensino foi constatada uma disponibilidade média de aproximadamente 4,5% de computadores em relação ao número de alunos matriculados. Em cidades com populações menores que 2 mil habitantes, a disponibilidade apresenta-se maior diante do número inferior a 500 alunos matriculados. Como resultado, foi constatada uma redução do número de computadores disponíveis em 42% dos municípios. A redução do número de laboratórios de informática em 5 anos foi constatada em 29% dos municípios. Os resultados desse estudo contribuem nas políticas públicas para inclusão digital para garantir equipamentos básicos de informática disponíveis aos alunos nas escolas dos ensinos fundamental e médio.</span></p>2024-07-31T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista de Educação, Ciência e Tecnologia (RECeT)https://ojs.ifsp.edu.br/index.php/recet/article/view/2573O ARDUINO COMO FERRAMENTA MULTIFUNCIONAL PARA EXPERIMENTAÇÃO NO ENSINO DA FÍSICA2024-10-25T16:57:31-03:00Samily Monteiro Nunessamily.nunes@ufam.edu.brGeovânia dos Santos de Camposgeovania.campos@ufam.edu.brFernando Fulgencio León Avila fleoanvila@ufam.edu.br<p><span style="font-weight: 400;">Visando procurar alternativas mais econômicas para a falta de equipamento adequado e atualizado dentro dos laboratórios docentes e nas salas de aulas da disciplina de Física, principalmente por causa dos altos custos de aquisição desses materiais, foi desenvolvido um projeto de transformação e adequação de uma instalação experimental simples, que já existia no laboratório de Física do Instituto de Ciências Exatas e Tecnologia (ICET), da Universidade Federal do Amazonas. A instalação era utilizada para o estudo da queda livre dos corpos e determinação da aceleração da gravidade, através da medição dos tempos de queda, mas já apresentava falhas no funcionamento de seu cronômetro digital. Toda a parte eletrônica do aparelho original; consistente numa fonte estabilizada, um cronômetro digital de dois canais e dois sensores fotoelétricos; foi completamente substituída por uma placa Arduino, dois sensores fotoelétricos compatíveis com a nova fonte de alimentação e um programa de computação que permite a realização de captura automatizada de dados e que o valor da aceleração da gravidade seja determinado de maneira direta. O passo a passo para a utilização da instalação na realização do experimento, os detalhes do circuito implementado e o código de programação desenvolvido são disponibilizados neste documento, com o objetivo de auxiliar alunos e professores de Física interessados em reproduzir esta iniciativa nas suas respectivas universidades.</span></p> <p> </p>2024-07-31T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista de Educação, Ciência e Tecnologia (RECeT)https://ojs.ifsp.edu.br/index.php/recet/article/view/2577UMA OFICINA DO PIBID2024-05-27T18:29:23-03:00Jamilly Luma Santos Silvalumasilva@aluno.ufrb.edu.brJeferson Oliveira da Silvaleosilva@aluno.ufrb.edu.brPatrícia dos Santos Araújopatriciapattyaraujooficial15@gmail.comDaiane Venâncio Bitencourtdaianevenancio7@gmail.comZulma Elizabete de Freitas Madrugabetemadruga@ufrb.edu.br<p><span style="font-weight: 400;">Este artigo tem como objetivo apresentar uma proposta pedagógica desenvolvida entre os meses de agosto e setembro de 2023, por bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID), subprojeto Matemática, da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB) - Centro de Formação de Professores (CFP), campus localizado na cidade de Amargosa-BA. O objetivo da atividade foi introduzir o conteúdo “Teorema de Pitágoras”, por meio de materiais manipuláveis adaptados pelos bolsistas. Esta oficina foi elaborada para ser desenvolvida em turmas do 9º ano do Ensino Fundamental em uma escola pública municipal da cidade de Amargosa, Bahia no qual tivemos como supervisora de nossas atividades uma professora da instituição, e uma coordenadora na Universidade. Todos os materiais</span> <span style="font-weight: 400;">produzidos no projeto passaram por aperfeiçoamento, em reuniões operativas. Além disso, passamos por um processo de socialização e reflexão com os pares, tanto durante o planejamento, como para análise dos resultados. Ao final da construção e desenvolvimento desta proposta, concluímos, que a mesma pode contribuir para o aprendizado dos estudantes e também para contribuir para nossa formação enquanto futuros professores de Matemática.</span></p>2024-07-31T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista de Educação, Ciência e Tecnologia (RECeT)https://ojs.ifsp.edu.br/index.php/recet/article/view/2673POLÍTICAS DE ASSISTÊNCIA ESTUDANTIL DA UNIVERSIDADE REGIONAL DO CARIRI -URCA (2018-2022)2024-07-16T15:26:53-03:00Maria Vitória Ribeiro de Sousavitoriaribeiro1327@gmail.comFrancisco Egberto de Melofrancisco.melo@urca.br<p><span style="font-weight: 400;">Esta pesquisa visa analisar a assistência estudantil da Universidade Regional do Cariri e sua contribuição no processo formativo dos licenciandos em História. Para isso, contextualizamos a política de Assistência Estudantil no país e suas legislações.</span><span style="font-weight: 400;"> Amparamo-nos pelo arcabouço teórico em torno principalmente dos conceitos de Assistência Estudantil e permanência. Entendemos a assistência estudantil como um mecanismo específico da educação e que deve objetivar contribuir com o processo formativo, desse modo, tratamos por formação inicial o processo de construção formativa que surge no período de graduação, considerando também as experiências dos sujeitos sociais. Dessa forma, foi feito um levantamento das ações de assistência desta universidade, como se dá sua aplicação e qual é o seu público-alvo. A partir da leitura e análise dos documentos institucionais, fizemos um cruzamento de dados entre eles, unindo a revisão bibliográfica formada, fizemos a coleta e fichamento dos dados obtidos nos documentos, então partimos para a construção da pesquisa, identificando as dificuldades na permanência dos alunos, a falta de informação sobre a existência de políticas de assistência estudantil na universidade e que os principais fatores da realidade desses alunos influenciam diretamente na sua permanência ou ausência no ensino superior, fatores que podem ser tanto de ordem econômica como pedagógica, racial, cultural e até mesmo psicológica.</span></p>2024-07-31T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista de Educação, Ciência e Tecnologia (RECeT)https://ojs.ifsp.edu.br/index.php/recet/article/view/2681EDUCAÇÃO E ENSINO NA ENGENHARIA2024-10-21T18:25:24-03:00Jones Márcio Nambundojonesnambundo@hotmail.comMarcelo Godoy Simõesmarcelo.godoy.simoes@uwasa.fiPaulo Ribeiroaslan1952@gmail.com<p><span style="font-weight: 400;">Este estudo explora as implicações filosóficas da maturidade no contexto da educação e ensino na Engenharia. Através de uma análise reflexiva, o objetivo é compreender como diferentes concepções filosóficas de maturidade podem influenciar e enriquecer as práticas educacionais na formação de engenheiros. Uma Enquete pública é usada para investigar a percepção dos estudantes e instrutores sobre sua responsabilidade no processo educacional, e identificar práticas que promovem a maturidade e a eficiência no ensino. Este estudo visa contribuir para uma compreensão mais profunda da relação entre maturidade estudantil e qualidade educacional, oferecendo insights para a melhoria contínua do ensino na Engenharia.</span></p>2024-07-31T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista de Educação, Ciência e Tecnologia (RECeT)https://ojs.ifsp.edu.br/index.php/recet/article/view/2695CENÁRIOS EDUCACIONAIS POSSÍVEIS NA FORMAÇÃO DE ENGENHEIROS2024-10-03T15:50:28-03:00Edgar Alberto Mendoza Paradaedalmenpa@gmail.comJosé Aquiles Baesso Grimonijose.grimoni@usp.br<p><span style="font-weight: 400;">Este artigo refere-se a possíveis mudanças pequenas, </span><span style="font-weight: 400;">mas</span><span style="font-weight: 400;"> significativas, nos currículos dos cursos de engenharia a partir dos conhecimentos desenvolvidos nas disciplinas específicas, mas numa perspectiva de significados educacionais mais amplos do que as competências profissionais. Tomando como referencial principal a análise de Hannah Arendt sobre a atividade humana que ela classifica como trabalho, produção e ação, e sua diferenciação entre pensar e conhecer, sugere-se que os deslocamentos poderiam partir do conhecimento desenvolvido em perspectiva do trabalho e da produção no âmbito dos objetivos educacionais frequentemente formulados em termos de competências e de um contexto educativo predominantemente funcional ao mercado, e poderia ser objeto de alguma reorientação para uma atividade presencial em sala de aula, desenhada com as características da ação arendtiana. Argumenta-se que com isto ganhamos na qualidade e fertilidade das interações pessoais, no sentido do bem público, e da cidadania, e até numa melhor compreensão da própria disciplina e no reconhecimento do seu conteúdo ético.</span></p>2024-07-31T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista de Educação, Ciência e Tecnologia (RECeT)https://ojs.ifsp.edu.br/index.php/recet/article/view/2721EDITORIAL2024-11-12T17:06:23-03:00Anita Luisa Fregonesi de Moraesanita.luisa@ifsp.edu.brFernanda Neves Iadociccofernanda.neves@ifsp.edu.brRolién José Vieira Cirilorolien.cirilo@ifsp.edu.br2024-07-31T00:00:00-03:00Copyright (c) 2024 Revista de Educação, Ciência e Tecnologia (RECeT)