UMA ANÁLISE DE RESOLUÇÕES ELABORADAS POR INGRESSANTES NO ENSINO MÉDIO DE UMA QUESTÃO SOBRE O TEOREMA DE PITÁGORAS

Autores

  • Andressa Ribeiro Queiroz Instituto Federal de São Paulo - IFSP - campus Guarulhos
  • William Vieira Instituto Federal de São Paulo - IFSP Guarulhos
  • Roberto Seidi Imafuku Instituto Federal de São Paulo - IFSP Guarulhos
  • Emanuel Fabiano Menezes Pereira Instituto Federal de São Paulo - IFSP Guarulhos

Resumo

Neste artigo, analisam-se as resoluções de uma questão sobre o Teorema de Pitágoras, elaboradas por ingressantes no primeiro ano do Ensino Médio de uma instituição pública do estado de São Paulo, com o objetivo de identificar as principais dificuldades e defasagens matemáticas dos participantes sobre o Teorema de Pitágoras. A questão foi aplicada para 75 estudantes no início do ano letivo de 2022. Adotou-se como referencial teórico para as análises das soluções a interação de aspectos algorítmicos, intuitivos e formais. As análises indicaram que apenas uma pequena parcela dos estudantes acertou a questão, revelando dificuldades no uso do teorema para a maioria dos participantes.

Downloads

Publicado

20-12-2023