Mapeamento das pesquisas sobre o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação no Ensino de Geografia

Autores

  • Luiz Martins Junior Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Rosa Elisabete Militz Wypyczynski Martins Universidade do Estado de Santa Catarina
  • Jane Mery Richter Voigt Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE

Resumo

O objetivo principal deste artigo é apresentar o resultado do mapeamento de estudos sobre o ensino de Geografia e o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação – TDIC, produzidas no âmbito dos programas de Pós-Graduação stricto sensu em nível de Mestrado e Doutorado no Brasil. Tomamos por base um recorte temporal de 2010 a 2021. A metodologia utilizada baseou-se na pesquisa bibliométrica de natureza quantitativa, abordando as categorias TDIC e o Ensino de Geografia. O levantamento contou com 30 trabalhos encontrados nos repositórios do Banco de Teses da Capes (BTC) e do Instituto Digital Brasileiro de Teses e Dissertações (BDTD/Ibict), com pesquisas realizadas em Programas de Pós-Graduação em Educação e Geografia. Os resultados apontam que a integração das TDIC no ensino Geografia pode auxiliar na mediação pedagógica e na construção de percursos metodológicos interativos e criativos para a apropriação conceitual dos/das estudantes.

Biografia do Autor

Luiz Martins Junior, Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutorado em Educação/UDESC.; Mestrado em Geografia/UFSC.; Graduação em Geografia/UNIVILLE  e Graduação em Pedagogia/UNINTER. Docente na Educação Básica/Estado de Santa Catarina, Membro do Grupo de Pesquisa LEPEGEO/UDESC/FAED - ORCID: https://orcid.org/0000-0002-6026-8338

Rosa Elisabete Militz Wypyczynski Martins , Universidade do Estado de Santa Catarina

Doutorado em Geografia/UFRGS; Mestrado em Geografia/UPF; Graduação em Geografia/UNIJIU. Professora do Departamento de Geografia da Universidade do Estado de Santa Catarina - FAED/UDESC; professora do PPGE FAED/UDESC; Coordenadora do LEPEGEO; Coordenadora do grupo de pesquisa CNPQ – Ensino de Geografia e Diferentes Linguagens - ORCID: https://orcid.org/0000-0002-2875-2883

Jane Mery Richter Voigt, Universidade da Região de Joinville - UNIVILLE

Pós-Doutora em Ciências da Educação na especialidade Desenvolvimento Curricular pela Universidade do Minho - UMINHO, Braga, Portugal. Doutora em Educação, pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP. Mestre em Educação pela Universidade Federal do Paraná-UFPR. Licenciada em Matemática pela Fundação Educacional da Região de Joinville - FURJ. É professora titular da Universidade da Região de Joinville-UNIVILLE, atuando no Programa de Pós-Graduação em Educação, em cursos de graduação e como pesquisadora e coordenadora do Grupo de Pesquisa Estudos Curriculares, Docência e Tecnologias - GECDOTE. É coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Educação - Orcid: https://orcid.org/0000-0003-2180-5476

Downloads

Publicado

2021-09-21

Edição

Seção

ARTIGOS