Mapeamento das pesquisas sobre o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação no Ensino de Geografia
Resumo
O objetivo principal deste artigo é apresentar o resultado do mapeamento de estudos sobre o ensino de Geografia e o uso das Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação – TDIC, produzidas no âmbito dos programas de Pós-Graduação stricto sensu em nível de Mestrado e Doutorado no Brasil. Tomamos por base um recorte temporal de 2010 a 2021. A metodologia utilizada baseou-se na pesquisa bibliométrica de natureza quantitativa, abordando as categorias TDIC e o Ensino de Geografia. O levantamento contou com 30 trabalhos encontrados nos repositórios do Banco de Teses da Capes (BTC) e do Instituto Digital Brasileiro de Teses e Dissertações (BDTD/Ibict), com pesquisas realizadas em Programas de Pós-Graduação em Educação e Geografia. Os resultados apontam que a integração das TDIC no ensino Geografia pode auxiliar na mediação pedagógica e na construção de percursos metodológicos interativos e criativos para a apropriação conceitual dos/das estudantes.