Leitura, literatura e cinema: Interlocuções em uma prática de formação cultural

  • Samira Krupek Donaire
  • Wanessa Gorri de Oliveira
  • Aline Pereira Lima

Resumo

A literatura é uma experiência a ser realizada na infância, juventude, mas também entre aqueles que mediarão práticas de leitura literária, ou seja, professores dos anos iniciais do ensino fundamental. A partir da investigação de práticas de Educação Literária no ensino superior, discute-se a inserção da linguagem cinematográfica na formação de professores, principalmente, no que diz respeito ao papel que tal suporte e artifício adquire no envolvimento e formação de leitores. Afinal, é possível o professor ampliar o repertório cultural das crianças quando ele próprio possui um repertório limitado? É possível ensinar aquilo que não se sabe? Partindo do pressuposto que a formação cultural do professor e, em seu bojo, a dimensão estética, devem integrar tanto a formação inicial como a formação continuada, investigamos o potencial formador da prática do cinema aliada à literatura para sustentar sugestões de uma prática de formação cultural. Para tanto, discorre-se sobre educação literária, formação de leitores, cinema, literatura, apresentam-se dados de uma prática de formação cultural, direcionada aos/às graduandos/as do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Paraná - Câmpus de Campo Mourão, e analisa-se a viabilidade desse tipo de formação no referido Curso.

Biografia do Autor

Samira Krupek Donaire

Graduanda do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual do Paraná - Câmpus de Campo Mourão. samirakrupek.sk25@gmail.com

Wanessa Gorri de Oliveira

Professora Dra. do Colegiado de Pedagogia da Universidade Estadual do Paraná - Câmpus de Campo Mourão. wanessa.oliveira@unespar.edu.br.

Aline Pereira Lima

Professor Dra. do Curso de Pedagogia do Instituto Federal de São Paulo - Câmpus Presidente Epitácio. aline.lima@ifsp.edu.br

Publicado
2020-12-28
Seção
ARTIGOS