Conhecimentos de Análise Matemática Presentes no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes

Autores

  • Douglas Pereira Parodia Colégio Anglo Campos do Jordão (CACJ)
  • Paula de Almeida Pereira Instituto Federal de São Paulo (IFSP)
  • Sílvio César Otero-Garcia Instituto Federal de São Paulo (IFSP)

Resumo

O presente trabalho apresenta um levantamento predominantemente quantitativo das questões consideradas pertinentes a uma disciplina de Análise Matemática abordadas nas avaliações do ENADE aplicadas para as Licenciaturas em Matemática desde o estabelecimento dessa avaliação até 2017. Apresenta, também, uma breve visão histórica sobre a evolução da disciplina de Análise para os cursos de Matemática e sobre as avaliações aplicadas aos cursos superiores no Brasil. Dentre os resultados apresentados, está a evidente diminuição no número de questões de Análise Matemática nas provas do ENADE e as discussões levantadas sobre esse dado.

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Publicado

2020-12-31

Edição

Seção

Artigos