NO PRINCÍPIO ERA O VERBO, FEZ-SE A LINGUAGEM E CRIOU-SE O DISCURSO

Autores

  • Marta Silva Souza Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

Resumo

Este texto tem por objetivo socializar algumas reflexões linguística e discursiva de enunciados produzidos em um programa transmitido na TV aberta, a saber, o F. Q. E, a partir da Análise de discurso de linha francesa (ADF). Propomos verificar os mecanismos linguístico-discursivos utilizados na construção dos discursos a partir das cenas enunciativas, o que permitirá a construção do ethosdiscursivo do enunciador e a apresentação de possíveis efeitos de sentidos desses discursos. Para isso, nos pautaremos, com maior especificidade, nas reflexões de MAINGUENEAU (1997, 2004, 2008a, 2008b, 2010, 2015) sobre discurso, ethosdiscursivo e cenas da enunciação, além dos estudos de Orlandi (1987, 1999). Esta reflexão possibilita pensar a estratégia argumentativa de um discurso dominante que se vale de um discurso constituinte, como é o caso do religioso, ao ser utilizada em um meio de comunicação de massa, a televisão, e observar como essa relação mútua evoca maior poder ao discurso.

Biografia do Autor

Marta Silva Souza, Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

Mestranda do programa de Pós-graduação em Letras da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Guarulhos, São Paulo, Brasil. Linha de pesquisa: Linguagem em novos contextos. 

 

Referências

CHARAUDEAU, P.; MAINGUENEAU, D. Dicionário de análise do discurso. Trad. (Coord.) KOMESU, Fabiana. 2. ed. São Paulo: Editora Contexto, 2008. p. 220.

MAINGUENEAU, D. Análise de textos de comunicação. São Paulo: Cortez, 2004.

CHARAUDEAU, P.; MAINGUENEAU, D. A noção de ethos. In: MOTTA, Ana Raquel; SALGADO, Luciana. Ethos discursivo. São Paulo: Contexto, 2011.

CHARAUDEAU, P.; MAINGUENEAU, D. Cenas da enunciação. POSSENTI, S. e SOUZA-E-SILVA, M. C. P. (orgs.). São Paulo: Parábola, 2008[a].

CHARAUDEAU, P.; MAINGUENEAU, D. Gêneses dos discursos. POSSENTI, S. e SOUZA-E-SILVA, M. C. P. (orgs.). São Paulo: Parábola, 2008[b].

CHARAUDEAU, P.; MAINGUENEAU, D. Novas tendências em análise do discurso. São Paulo: Editora da Universidade Estadual de Campinas, 1997.

CHARAUDEAU, P.; MAINGUENEAU, D. Discurso e análise do discurso. São Paulo: Parábola Editorial, 2015.

NIETZSCHE, F. W. A vontade de poder. Trad. FERNANDES, M. S. P.; MORAES, F. J. D. Rio de Janeiro: Contraponto, 2008.

ORLANDI, E. P. Análise de Discurso: princípios e procedimento. Campinas: Pontes, 1999.

ORLANDI, E. P. A Linguagem e seu Funcionamento: as formas do discurso. Campinas: Pontes, 1987.

Downloads

Publicado

2018-06-30

Edição

Seção

Artigos