GÊNEROS DA ESFERA DE DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA EM LIVROS DIDÁTICOS DE LÍNGUA PORTUGUESA E A FORMAÇÃO DE LEITORES

Autores

  • Jéssica Máximo Garcia Universidade Federal de São Paulo

Resumo

Este artigo objetiva evidenciar como os textos de divulgação científica são trabalhados em Livros Didáticos de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental II, mais especificamente na obra Português uma língua brasileira do 9º ano, aprovado pelo PNLD-2014. Seu principal objetivo é verificar como as abordagens pedagógicas voltadas para o trabalho com a leitura de textos de divulgação científica podem proporcionar o desenvolvimento de competências e habilidades relativas às práticas de leitura. Para alcançar o que propomos, baseamo-nos nas prescrições do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD, 2014) e nos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN, 1998). Pautamos nossos estudos em Bunzen (2005 e 2009) no que diz respeito ao Livro Didático, Rojo (2012 e 2013) sobre as Múltiplas Linguagens na escola e Ferrarezi e Carvalho (2017) no que diz respeito ao ensino de leitura na educação básica. Os resultados trazem benefícios para reflexão sobre as relações entre o processo de escolarização dos gêneros realizado pelos livros didáticos e sobre os limites e possibilidades do material didático para o ensino-aprendizagem de leitura em sala de aula, com vistas a formação de alunos leitores críticos e reflexivos. 

Biografia do Autor

Jéssica Máximo Garcia, Universidade Federal de São Paulo

Mestranda do Programa de pós-graduação em letras da Universidade Federal de São Paulo, linha de pesquisa linguagens em novos contextos. Guarulhos, São Paulo, Brasil.

Referências

BAKHTIN, Mikhail. Os gêneros do discurso. In: Estética da criação verbal. 3 ed. São Paulo: Martins Fontes, 2003.

BRASIL. Guia de livros didáticos : PNLD 2014 : língua portuguesa: ensino fundamental: anos finais. – Brasília : Ministério da Educação, Secretaria de Educação Básica, 2013.

BRASIL. Parâmetros curriculares nacionais de língua portuguesa: terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental. Brasília: MEC, 1998.

BUNZEN, Clecio. Os Significados do Letramento Escolar como uma Prática Sociocultural. In: VÓVIO, Cláudia L.; SITO, Luanda; GRANDE, Paula B. (Org.). Letramentos: rupturas, deslocamentos e repercussões de pesquisa em linguística aplicada. Campinas: Mercado de Letras, 2010. P. 99-120.

BUNZEN, Clecio. Livro didático de Língua Portuguesa: um gênero do discurso. Dissertação de Mestrado. Campinas, SP: Universidade Estadual de Campinas, 2005.

BUNZEN, Clecio. & Roxanne. ROJO. Livro didático de língua portuguesa como gênero do discurso: autoria e estilo, In: COSTA VAL, M. G., MARCUSCHI, V. B. (orgs.). Livros didáticos de língua portuguesa: letramento, inclusão e cidadania. Belo Horizonte: Ceale/Autêntica, 2005, p.73-117.

DOLZ, Joaquim; SCHNEUWLY, Bernard. Os gêneros escolares: das práticas de linguagem aos objetos de ensino. In: SCHNEUWLY, Bernard, DOLZ, Joaquim. Gêneros Orais e Escritos na Escola. Campinas: Mercado das Letras, 2004.

FERRAREZI, Jr., Celso; CARVALHO, Robson. De alunos a leitores: o ensino de leitura na educação básica. 1.ed – São Paulo: Parábola Editorial, 2017.

KLEIMAN, Angela. Leitura: Ensino e pesquisa. Campinas SP: Pontes, 2ª Ed. 2001.

ROJO, Roxane; MOURA, Eduardo. Multiletramentos na escola. São Paulo: Parábola Editorial, 2012.

ROJO, Roxane. Letramentos múltiplos, escola e inclusão social. São Paulo: Parábola Editorial, 2009.

ROJO, Roxane. Letramento escolar e os textos da divulgação científica: a apropriação dos gêneros de discurso na escola. Linguagem em (Dis)curso (Impresso), v. 8, p. 1-25, 2008.

ROMANOWSKI, J. P.; MARTINS, P. L. O.; JUNQUEIRA, S. R. A. (Org.). Conhecimento local e conhecimento universal: diversidade, mídias e tecnologias na educação. Curitiba: Champagnat, 2004.

VIEIRA, Maria das Graças.; FIGUEIREDO, Regina.; MENNA, Lígia. Português uma língua brasileira. – 1ª ed. – São Paulo: Leya, 2012.

Downloads

Publicado

2018-06-30

Edição

Seção

Artigos