UMA CONTEXTUALIZAÇÃO HISTÓRICA PARA O MODELO CLÁSSICO DE MALTHUS

Autores

  • Lorena Carolina Rosa Biffi Universidade Estadual de Maringá (UEM)
  • Breno Gabriel da Silva
  • Lucieli Trivizoli Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Resumo

Neste artigo, por meio de uma contextualização histórica, pretendemos revelar as circunstâncias que levaram o economista Thomas Malthus a levantar hipóteses polêmicas para descrever a projeção populacional da humanidade. Deste modo, para estruturar nossa busca nos baseamos no modelo de Mendes e Chaquiam (2016) que propõe a estruturação de um diagrama para o levantamento das informações históricas. Por meio do diagrama, elencamos personagens, situações e contextos relevantes relacionados ao personagem principal, que foi Thomas Malthus. Nascido na Inglaterra em 1766, Malthus foi um economista e sacerdote anglicano que elaborou uma obra intitulada “Ensaio sobre a população” em que enunciava que a população cresceria numa progressão geométrica e os meios de subsistência em uma progressão aritmética. O economista acreditava que se não houvesse um controle da população e dos meios de subsistência, o futuro da humanidade estaria ameaçado. A partir da construção desse diagrama, com vistas a justificar o que levou este economista a levantar suas hipóteses, iremos entender a situação política, econômica e social no período vivenciado por Malthus, expor outros estudiosos contemporâneos a ele ou que de certa forma trouxeram contribuições para o desenvolvimento da ciência nos séculos XVIII e XIX – tais como: Lagrange, Legendre, Gauss, Condorcet, Adam Smith, e Darwin –, a relevância desse modelo para a época, e seu impacto em outras áreas, como na biologia.

Biografia do Autor

Lorena Carolina Rosa Biffi, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Mestranda no Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciência e Matemática, Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Breno Gabriel da Silva

Licenciado em Matemática, Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Lucieli Trivizoli, Universidade Estadual de Maringá (UEM)

Doutora em Educação Matemática pela UNESP (Rio-Claro), Professora Adjunta do Departamento de Matemática da Universidade Estadual de Maringá (UEM), Professora no Programa de Pós-Graduação em Educação para Ciência e Matemática (PCM-UEM). Coordenadora do Grupo de Estudos em História da Matemática e Educação Matemática GHMEM – UEM (http://ghmem.com/).

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Publicado

2018-12-31

Edição

Seção

Artigos