CÁLCULO INTERATIVO: UM AMBIENTE VIRTUAL DE SUPORTE ÀS AULAS DE CÁLCULO DIFERENCIAL E INTEGRAL

Autores

  • Alan Franco do Couto UTFPR
  • André Luis Trevisan UTFPR

Resumo

Este artigo relata a experiência da “Construção de um site interativo para aulas de Cálculo Diferencial e Integral”, trabalho de iniciação científica vinculado ao projeto de pesquisa “Investigação de um ambiente educacional para o Cálculo Diferencial e Integral em condições reais de ensino”. A construção inicial do site deu-se em meados de julho e agosto de 2016, sendo constantemente modificado para readequação de conteúdos e melhorias didático-pedagógicas diversas. Uma pesquisa quantitativa realizada por meio de um questionário foi realizada no final do segundo semestre de 2016, contando com a participação de 31 estudantes. Com os dados obtidos percebemos que a maior parte desses estudantes, de fato, pouco aproveitou dos conteúdos disponibilizados diretamente nas páginas, entretanto, essa mesma fração fez bastante uso das listas de tarefas. Tratando-se de um projeto em andamento, os dados analisados forneceram subsídios para ajustes no site.

Biografia do Autor

Alan Franco do Couto, UTFPR

Graduando em Engenharia de Materiais pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) – câmpus Londrina, Londrina, Paraná, Brasil.

André Luis Trevisan, UTFPR

Docente do Departamento de Matemática e do Programa de Mestrado Profissional em Ensino de Matemática, UTFPR - câmpus Londrina/PR .

Referências

BATISTA, S. C. F. Aplicativos para dispositivos móveis: recursos para aprendizagem de cálculo. In: SIPEMAT, 3., 2012, Fortaleza. Anais... Fortaleza: UNI7, 2012. v. único. P. 1-14.

BORBA, M. C.; SILVA, R. S. R.; GADANIDIS, G. Fases das tecnologias digitais em educação matemática: sala de aula e internet em movimento. 1. ed., 1. reimpr. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2015. p. 45-73.

CUEVAS, C. A.; MEJÍA, H. R. Un acercamiento alternativo al Cálculo Diferencial. In: Acta Latinoamericana de Matemática Educativa, México, v. 18, p. 741-747, jun. 2005.

COUTO, A. F.; TREVISAN, A. L.; FONSECA, M. O. S. Análise de uma tarefa envolvendo o uso de um aplicativo do GeoGebra Tube no ensino de função exponencial. In: CONGRESSO BRASILEIRO DO GEOGEBRA, 1., 2016, Natal. Anais... Mossoró, RN: Edufersa, 2016a. v. 1. p. 55-59.

COUTO, A. F.; TREVISAN, A. L.; FONSECA, M. O. S. Análise de uma tarefa investigativa proposta a estudantes de Cálculo por meio de questões do tipo 'aberto-controladas'. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE ENSINO E APRENDIZAGEM - SEA, 3., 2016, Londrina. Anais.... Londrina: Editora da UTFPR, 2016b. v. 1. p. 1-9.

FONSECA, M. O. S.; TREVISAN, A. L. Caracterização e encaminhamento de tarefas matemáticas em aulas de Cálculo Diferencial e Integral. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA - ENEM, 12., 2016, São Paulo. Anais... São Paulo: SBEM, 2016. v. único. p. 1-12.

LITHNER, J. A research framework for creative and imitative reasoning. Educational Studies in Mathematics, v. 67, n. 3, p. 255-276, 2008.

PALHA, S.; DEKKER, R.; GRAVEMEIJER, K. The effect of shift-problem lessons in the mathematics classroom. International Journal of Science and Mathematics Education, Taiwan, v. 13, p. 1589-1623, 2015.

PONTE, J. P. da. Tarefas no ensino e na aprendizagem da Matemática. In: PONTE, J. P. da (Org.). Práticas profissionais dos professores de matemática. Lisboa: Instituto de Educação da Universidade de Lisboa, 2014. p. 13-27.

REIS, F. S. Rigor e intuição no ensino de cálculo e análise. In: FROTA, Maria Clara Rezende e NASSER, Lilian. Educação matemática no ensino superior: pesquisa e debates. Recife: SBEM, 2009. p. 81-97.

RAMOS, N. S.; FONSECA, M. O. S.; TREVISAN, A. L. Ambiente de aprendizagem de Cálculo Diferencial e Integral pautado em episódios de resolução de tarefas In: SINECT, 5., 2016, Ponta Grossa. Anais... Ponta Grossa, PR: Editora da UTFPR, 2016. v.1. p. 1-11.

VALLEJO, C. A. C.; PLUVINAGE, F. Cálculo y Tecnología. El cálculo y su enseñanza, México, v. 8, p. 45-59, jan./jun. 2009.

Downloads

Publicado

2017-06-30

Edição

Seção

Comunicações Científicas