A Abordagem da Trigonometria no Livro Didático do 9º Ano do Ensino Fundamental
Resumo
O presente trabalho tem como objetivo caracterizar a didatização do conhecimento sobre trigonometria em duas coleções de matemática para o Ensino Fundamental (Anos Finais). Para isso, identificamos os desafios da abordagem da trigonometria no livro didático de matemática do 9º ano do Ensino Fundamental, bem como refletimos sobre a pertinência de novas perspectivas de abordagem do conteúdo. A pesquisa está ancorada nos pressupostos teóricos defendidos por Ausubel (1982), Boyer (2001), Costa (1997) e, também, nos PCN de matemática (BRASIL, 1997). O corpus do trabalho é constituído pelo livro Matemática 9º ano: eu gosto mais, de Marcos Miani, publicada pela editora IBEP, no ano de 2012, e o livro Matemática 9º ano, de Maymone e Santos, publicada pela editora Formando Cidadãos, no ano de 2013. A análise dos materiais revelou que o livro de autoria de Maymone e Santos (2013),apresenta uma linguagem objetiva e propõe atividades alinhadas com a realidade prática dos alunos. Porém, o livro de Miani (2012), não apresenta uma linguagem clara e objetiva, além de oferecer propostas de atividades sem vinculação prática e que não envolvem situações vivenciadas pelos alunos no seu dia a dia. Percebemos, também, que, dentre as perspectivas de análise por nós investigadas, as que oferecem melhores subsídios para o processo de ensino e aprendizagem de trigonometria no 9º ano do Ensino Fundamental são as que privilegiam a abordagem histórica, bem como a abordagem lúdica do conteúdo.
Referências
AUSUBEL, D. (1982) A aprendizagem significativa. São Paulo: Moraes.
BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Ensino Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática. Brasília: MEC/SEF, 1997.
BORGES, C. F. (2009) Transição das razões trigonométricas do triângulo retângulo para o circulo trigonométrico: Uma sequência para o ensino. São Paulo: PUC.
BOYER, C. (2001) História da Matemática. São Paulo: Edgard Blucher.
COSTA, N. M. L. (1997) A História da Trigonometria. São Paulo: PUC.
DANTE, L. R. (2005) Matemática. Santa Maria: Ática.
FRITZEN, K. R. (2011) Estudo do Sistema Conceitual de Trigonometria no Ensino Fundamental: Criciúma: UNESC.
GOMES, S. C. (2015) Ensino de Trigonometria Numa Abordagem Histórica. Rio Grande do Norte: Holos.
GUELLI, O. (2009) Contando a História da Matemática Dando Corda na Trigonometria. São Paulo: FGV.
LIMA, N. J. (2013) Aprendizagem Significativa em Trigonometria Sob o Ponto de Vista de quem Ensina e de Quem Aprende. Canoas: ULBRAS.
MARINHO, B. M. & ANA, V. B. S & NASCIMENTO, K. C. & SOUZA. B. P. G & SILVA, D. M. V. (2015) Matemática Lúdica e Investigativa no Ensino Fundamental: Rio de Janeiro: UFF.
MARQUES, M. N. D. (2014) O Ensino de Razões Trigonométricas no Triângulo Retângulo: Campina Grande: UEPB.
MAYMONE, A. & SANTOS, J. [2013?] Matemática 9º ano. Recife: Formando Cidadãos.
MIANI; M; MIANI (2012) Matemática 9º. São Paulo: IBEP.
OLIVEIRA, F. C. (2006) Dificuldades no Processo Ensino Aprendizagem de Trigonometria Por Meios de Atividades. Natal: Centro de ciências exatas e da terra da universidade federal do Rio Grande do Norte.
SILVERA, J. S. & FILHO, I. F. B. (2013) Uma Proposta para o Ensino de Trigonometria por Meio da História da Matemática. Londrina: ONOPAR.
STRASBURG , E. B. & SPEROTTO, F. A. & MENEGHETTI, C. M. S. (2015) Atividades de
Trigonometria para o ensino fundamental com o uso do software geogebra. Santa Maria: PROFMAT.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.