O Ensino da Matemática por meio da Contação de Histórias
Resumo
O texto apresenta o relato de uma experiência desenvolvida pelos bolsistas do PIBID-UNESP-Guaratinguetá (Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência) em colaboração com uma escola parceira. Nessa experiência destacamos a introdução do recurso didático-pedagógico “contação de história” na disciplina de matemática. Essa proposta foi desenvolvida em uma turma de 9º ano do Ensino Fundamental II. Neste texto apresentamos a contação de história como uma possibilidade de promover o ensino e a aprendizagem de matemática, pois ela favorece um ambiente enriquecedor, motivador, imaginativo, participativo e capaz de chamar a atenção dos alunos fazendo-os atuar como protagonistas de seu próprio conhecimento.
Referências
ARAUJO, W. R. O CASO DOS QUATRO QUATROS como uma possibilidade pedagógica para o desenvolvimento de competências e habilidades matemáticas. 2015. 85.p. Trabalho de Graduação (Graduação em Licenciatura em Matemática) - Faculdade de Engenharia do Campus de Guaratinguetá. Universidade Estadual Paulista, Guaratinguetá, 2015.
CASTRO, A. S.; SOUZA, G. M. C. Contos e encantos na literatura de Malba Tahan no Ensino Fundamental. Revista. Aleph Infâncias. Rio de Janeiro: UFRRJ, ano 5, nº 16, p.111-123, novembro de 2011.
D’AMBROSIO, B. S. Como ensinar matemática hoje? Temas e Debates. Revista. SBEM: Brasil, ano 2, nº 2. Jun. 1985.p.15-19.
D’AMBROSIO, U. História da Matemática e Educação. In: Cadernos CEDES 40. História e Educação Matemática. 1. Ed. Campinas, SP: Papirus, 1996.
LOPES, A. J. Sobre a ordem das operações aritméticas. Lista Sbem. Disponível em . Acesso em: 11 Mar. 2014.
LORENZATO, S. Malba Tahan, um precursor. Revista em Educação Matemática. São Paulo: Sociedade Brasileira de Educação Matemática – SBEM, ano 11, nº16. Mai. 2004. p.63-66.
SOUZA, L. O.; BERNARDINO, A. D. A contação de histórias como estratégia pedagógica na educação infantil e ensino fundamental. Revista de Educação. Educere ET Educare. Cascavel: Unioeste Campus de Cascavel, ano 6, nº 12, p.235 – 249, Dez. 2011.
OLIVEIRA, C. C. A sombra do arco-íris: um estudo histórico/mito crítico do discurso pedagógico do discurso de Malba Tahan, 2007. 171.p. Tese (Doutorado em ensino de Ciências e Matemática). Faculdade de Educação, USP, São Paulo. 2007.
GASPERI, W. N. H.; PACHECO, E. R. A história da matemática como
instrumento para a interdisciplinaridade na educação básica. Revista e PDE: Programa de Desenvolvimento Educacional da Secretaria da Educação do Estado do Paraná. Paraná, ano 3, nº 5, p. 10- 23, agosto de 2007.
TAHAN, M. A arte de ler e contar histórias. 5 ed. Rio de Janeiro: Conquista. 1966. 250.p
TAHAN, M. O Homem que Calculava. 72 ed. Rio de Janeiro: Record,
300.p
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.