LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UM DEBATE A LUZ DAS PROPOSTAS DA UFT E DA UFCA
Resumo
As reformulações curriculares dos cursos de Licenciaturas em Matemática no Brasil apresentam uma nova postura educacional, ressaltando a preocupação com a formação inicial do professor. Entre as propostas desenvolvidas, surge o Laboratório de Ensino de Matemática (LEM) como espaço promissor para auxiliar na relação entre o futuro docente, o aluno e o saber. O presente trabalho tem o intuito de discutir sobre o uso do LEM na formação de professores em duas universidades. O LEM da UFT congrega projetos e atividades voltadas para elaboração e análises de propostas de novas situações didáticas. O da UFCA promove a articulação do ensino de Matemática com de outras áreas das Ciências da Natureza e nasce dentro de uma Licenciatura Interdisciplinar buscando articular com a pesquisa, extensão e ensino. O desafio do LEM no âmbito da formação de professores é promover as inovações advindas das investigações empreendidas pela Educação Matemática acessíveis aos futuros professores.
Referências
ALMEIDA, Gisele Detomazi; RODRIGUES, Adriano; MONTIJO, Christe Hélida Moreira. Clube de Matemática: uma experiência no ensino fundamental com alunos que possuem facilidade em Matemática. In: RODRIGUES, Rochelande Felipe; KHIDIR, Kaled Sulaiman; CARVALHO, Raquel Alves de. (Org.). Contrução de Saberes em Laboratórios: ensino e pesquisa mediados pela extensão. Goiânia: Gráfica e Editora América, 2013.
CEDRO, Wellington Lima. O Espaço de Aprendizagem e a Atividade de Ensino: o clube de matemática. São Paulo: Universidade de São Paulo, Faculdade de Educação, 2004. Dissertação (Mestrado em Educação).
GONÇALVES, Paulo Gonçalo Farias; FREITAS, Acácio Lima de. A formação do professor de Matemática em um Laboratório de Ensino de Geometria: A experiência da FAFIDAM. In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 3, 2012. Fortaleza. Anais... Fortaleza: Faculdade 7 de Setembro, 2012. p.1-11.
KHIDIR, Kaled Sulaiman; RODRIGUES, Rochelande Felipe; SILVA, Wanderson Mamedes da. Laboratório de Educação Matemática: um espaço de aprendizagens. In: RODRIGUES, Rochelande Felipe;
KHIDIR, Kaled Sulaiman; CARVALHO, Raquel Alves de. (Org.). Contrução de Saberes em Laboratórios: ensino e pesquisa mediados pela extensão. Goiânia: Gráfica e Editora América, 2013.
LORENZATO, Sérgio (Org.). O Laboratório de Ensino de Matemática na Formação de Professores. Campinas, Autores Associados, 2006.
RÊGO, R.M.; RÊGO, R.G. Desenvolvimento e uso de materiais didáticos no ensino de matemática. In: LORENZATO, Sérgio. Laboratório de Ensino de Matemática na formação de professores. Campinas: Autores Associados, 2006. p.39-56.
RODRIGUES, Rochelande Felipe; KHIDIR, Kaled Sulaiman; CARVALHO, Raquel Alves de. (Org.). Contrução de Saberes em Laboratórios: ensino e pesquisa mediados pela extensão. Goiânia: Gráfica e Editora América, 2013.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI. Projeto Pedagógico de Curso: Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais e Matemática. Brejo Santo: UFCA, 2015.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS. Pró-reitoria de Graduação. Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Subprojeto de Licenciatura em Matemática. Arraias: UFT, 2008. (Projeto cadastrado na CAPES)
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.