LABORATÓRIO DE ENSINO DE MATEMÁTICA NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES: UM DEBATE A LUZ DAS PROPOSTAS DA UFT E DA UFCA

Autores

Resumo

As reformulações curriculares dos cursos de Licenciaturas em Matemática no Brasil apresentam uma nova postura educacional, ressaltando a preocupação com a formação inicial do professor. Entre as propostas desenvolvidas, surge o Laboratório de Ensino de Matemática (LEM) como espaço promissor para auxiliar na relação entre o futuro docente, o aluno e o saber. O presente trabalho tem o intuito de discutir sobre o uso do LEM na formação de professores em duas universidades. O LEM da UFT congrega projetos e atividades voltadas para elaboração e análises de propostas de novas situações didáticas. O da UFCA promove a articulação do ensino de Matemática com de outras áreas das Ciências da Natureza e nasce dentro de uma Licenciatura Interdisciplinar buscando articular com a pesquisa, extensão e ensino. O desafio do LEM no âmbito da formação de professores é promover as inovações advindas das investigações empreendidas pela Educação Matemática acessíveis aos futuros professores.

Biografia do Autor

ROCHELANDE FELIPE RODRIGUES, Universidade Federal do Cariri (UFC)

Formado em Licenciatura em Matemática pela UFPB, Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática pela UFRPE e doutorando em Ensino de Ciências e Matemática pela UFRPE. Foi Professor Assistente da UFT do Campus de Arraias/Licenciatura em Matemática e atualmente Professor da Universidade Federal do Cariri lotado no Instituto de Formação de Educadores.

Paulo Gonçalo Fárias Gonçalves, Universidade Federal do Cariri (UFC)

Licenciado em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará (2011) e Mestre em Ensino de Ciências Naturais e Matemática pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2013). É Professor Assistente A da Universidade Federal do Cariri (UFCA), campus Brejo Santo e Vice-diretor do Instituto de Formação de Educadores.Tem experiência como professor e pesquisador atuante nas seguintes linhas de pesquisa: Métodos e Técnicas de Ensino; Educação Matemática; Etnomatemática.

Kaled Sulaiman Khidir, Universidade Federal do Tocantins (UFT)

Possui em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal de Goiás (1998), mestrado em Educação pela PUC-Goiás (2006) e cursa o doutorado em Educação em Ciências e Matemáticas na UFPA. Atualmente é Professor Adjunto II da Universidade Federal do Tocantins. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Matemática, atuando principalmente nos seguintes temas: formação de professores de matemática, metodologias de ensino de matemática, PIBID, educação escolar quilombola e educação do campo.

Referências

ALMEIDA, Gisele Detomazi; RODRIGUES, Adriano; MONTIJO, Christe Hélida Moreira. Clube de Matemática: uma experiência no ensino fundamental com alunos que possuem facilidade em Matemática. In: RODRIGUES, Rochelande Felipe; KHIDIR, Kaled Sulaiman; CARVALHO, Raquel Alves de. (Org.). Contrução de Saberes em Laboratórios: ensino e pesquisa mediados pela extensão. Goiânia: Gráfica e Editora América, 2013.

CEDRO, Wellington Lima. O Espaço de Aprendizagem e a Atividade de Ensino: o clube de matemática. São Paulo: Universidade de São Paulo, Faculdade de Educação, 2004. Dissertação (Mestrado em Educação).

GONÇALVES, Paulo Gonçalo Farias; FREITAS, Acácio Lima de. A formação do professor de Matemática em um Laboratório de Ensino de Geometria: A experiência da FAFIDAM. In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE PESQUISA EM EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, 3, 2012. Fortaleza. Anais... Fortaleza: Faculdade 7 de Setembro, 2012. p.1-11.

KHIDIR, Kaled Sulaiman; RODRIGUES, Rochelande Felipe; SILVA, Wanderson Mamedes da. Laboratório de Educação Matemática: um espaço de aprendizagens. In: RODRIGUES, Rochelande Felipe;

KHIDIR, Kaled Sulaiman; CARVALHO, Raquel Alves de. (Org.). Contrução de Saberes em Laboratórios: ensino e pesquisa mediados pela extensão. Goiânia: Gráfica e Editora América, 2013.

LORENZATO, Sérgio (Org.). O Laboratório de Ensino de Matemática na Formação de Professores. Campinas, Autores Associados, 2006.

RÊGO, R.M.; RÊGO, R.G. Desenvolvimento e uso de materiais didáticos no ensino de matemática. In: LORENZATO, Sérgio. Laboratório de Ensino de Matemática na formação de professores. Campinas: Autores Associados, 2006. p.39-56.

RODRIGUES, Rochelande Felipe; KHIDIR, Kaled Sulaiman; CARVALHO, Raquel Alves de. (Org.). Contrução de Saberes em Laboratórios: ensino e pesquisa mediados pela extensão. Goiânia: Gráfica e Editora América, 2013.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CARIRI. Projeto Pedagógico de Curso: Licenciatura Interdisciplinar em Ciências Naturais e Matemática. Brejo Santo: UFCA, 2015.

UNIVERSIDADE FEDERAL DO TOCANTINS. Pró-reitoria de Graduação. Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Subprojeto de Licenciatura em Matemática. Arraias: UFT, 2008. (Projeto cadastrado na CAPES)

Downloads

Publicado

2018-12-31

Edição

Seção

Relatos de Experiência