ALGUNS ASPECTOS DO DESENVOLVIMENTO HISTÓRICO DO CONCEITO DE FUNÇÃO

  • Edna Maura Zuffi Universidade de São Paulo (USP)

Resumo

O conhecimento da gênese histórica dos conceitos matemáticos pode ser uma ferramenta de grande valia para a elaboração da linguagem matemática e para uma compreensão mais profunda desses conceitos. Em particular, a ideia de função, tendo percorrido muitos séculos desde as suas primeiras noções intuitivas, e tendo chegado à sua elaboração mais recente apenas no século XX, mostra uma grande riqueza histórica a ser explorada, principalmente na formação de professores de Matemática. Nossa intenção, neste artigo, é trazer à tona alguns fatos da gênese histórica desse conceito, propondo também breves reflexões, obtidas em nossa pesquisa com professores, ao desenvolverem essa ideia no Ensino Médio.

Referências

BOYER, C. História da matemática. Tradução Elza F. Gomide. São Paulo: Edgard Blücher; EDUSP, 1974.

CARAÇA, B. J. Conceitos fundamentais da matemática. Lisboa: Gradiva, 1952.

CHEVALLARD, Y. La transposition didactique: du savoir savant au savoir enseigné. 12e éd. Grenoble: La Pensée Sauvage, 1991.

ITÔ, K. (Ed.). Encyclopedic dictionary of mathematics. 2nd ed. Cambridge, Massachusetts: MIT Press; Mathematical Society of Japan, 1960.

MACHADO, A. C., A aquisição do conceito de função: perfil de imagens produzidas pelos alunos. 1998. Dissertação (Mestrado) – Faculdade de Educação da UFMG, Belo Horizonte, 1998.

MARCHIORI, R. M. Números transcendentes e de Liouville. 2013. 36 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Matemática) – IGCE, Universidade Estadual Paulista – UNESP, Rio Claro, 2013. Disponível em: <http://www.rc.unesp.br/igce/pos/profmat/arquivos/dissertacoes/N%C3%BAmeros%20Transcendentes%20e%20de%20Liouville.pdf> . Acesso em: 26 abr. 2016.

SIERPINSKA, A. On understanding the notion of function. In: DUBINSKY, E.; HAREL, G. (Ed.) The concept of function: aspects of epistemology and pedagogy. Washington, USA: Mathematical Association of America, 1992. p. 25-58.

VINNER, S. The role of definitions in the teaching and learning of mathematics. In: TALL, D. (Ed.). Advanced mathematical thinking. Dordrecht, NED: Kluwer, 1991. p. 65-81. (Mathematical Education Library, 11).

YOUSCHKEVITCH, A. P. The concept of function. Archive for History of Exact Sciences, vol. 16, n. 1, p. 37-85. 1976.

ZUFFI, E. M. O tema ‘funções’ e a linguagem matemática de professores do ensino médio: por uma aprendizagem de significados. 1999. 307 f. Tese (Doutorado em Educação) – Faculdade de Educação, USP, São Paulo, 1999.

ZUFFI, E. M.; PACCA, J. L. A. Sobre funções e a linguagem matemática de professores do ensino médio. Zetetiké, Campinas, v. 9, n. 13/14, p. 7-28, jan/dez. 2000.

Publicado
2016-12-31
Seção
Artigos