PÁGINA DA INTERNET PARA O ESTUDO DE SISTEMAS LINEARES VIA FATORAÇÃO LU

Autores

  • Isabela Cassia Dominical Parra Instituto Federal de São Paulo (IFSP)
  • Gustavo Cabrelli Nirschl Instituto Federal de São Paulo (IFSP)

Resumo

Vários programas de computador apresentam somente o resultado final ou alguns passos dos cálculos efetuados. Pretendendo principalmente mostrar os cálculos internamente programados e a teoria envolvida, foi desenvolvida uma página de internet para a resolução de sistemas lineares por meio do método de fatoração LU com pivoteamento parcial, possibilitando a geração de arquivo PDF contendo toda a resolução. O relatório permite não somente o estudo teórico do método como a visualização passo a passo de todos os cálculos para sistemas lineares possíveis e determinados de qualquer ordem. A página visa não só ao aprendizado e ao estudo do método, mas também ao estudo do cálculo numérico, uma vez que é apresentado o algoritmo principal. A interface da página é simplificada, contendo somente as informações necessárias para realização dos cálculos, sendo que a resolução passo a passo encontra-se no relatório em pdf gerado.

Referências

QUADROS, Régis S. de; BORTOLI, Álvaro L. de. Fundamentos de Cálculo Numérico para Engenheiros. Porto Alegre, 2009. Disponível em: <http://www.inf.ufrgs.br/~rlflupchinski/files/20112/NUMERICO/numerico-bortoli.pdf >. Acesso em: outubro de 2014.

RUGGIERO, M.A.G; LOPES, V.L.R. Cálculo numérico: aspectos teóricos e computacionais. 2.ed. São Paulo: Makron Books, 1996.

SWOKOWSKI. Cálculo com Geometria Analítica. São Paulo. Makron Books, 1995.

Downloads

Publicado

2018-12-31

Edição

Seção

Iniciação Científica