(Com)Posições e (Re)Invenções Curriculares

o que pode uma aula que toca e que se faz na toca?

Autores

  • Alexandrina Monteiro Universidade Estadual de Campinas
  • Jackeline Rodrigues Mendes

Palavras-chave:

Educação Menor, Matemática Menor, Currículo Rizomático

Resumo

Esse texto tem por objetivo discutir as variações de sentido que os saberes matemáticos ocupam em composições produzidas em uma cena de aula dessa disciplina. Nossa hipótese é de que a aula pensada como encontros demarcados com posições e por composições coletivas, torna-se um potente espaçotempo de invenções, variações e (re)invenção curricular. As problematizações apresentadas serão feitas a partir da intercessão de conceitos advindos das noções de educação menor e currículo rizomático, ambos propostos por Gallo (2002, 2008) em interlocução com relatos de situações vivenciadas por estagiários do curso de licenciatura em matemática de uma Universidade do Estado de São Paulo.

Referências

BARROS, Manoel. O guardador de águas. São Paulo: Art Editora, 1989. P.57

CARROLL, Lewis. Alice No País Das Maravilhas e Através Do Espelho, RJ. Jorge Zahar Ed. 2002.

CARVALHO, Alexandre Filordi de. Foucault e a Função-Educador. Ijuí, Rio Grande do Sul:Editora UNIJUÍ, 2014.

CURY, H.N. análise de erros. In: ENCONTRO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA, Salvador: Anais; SBEM 2010. (pp.2-10)

DELEUZE, Gilles; GUATARRI, Félix. Mil Platôs: Capitalismo e esquizofrenia. vol. 5. São Paulo: Ed. 34, 1992.

DELEUZE, Gilles; GUATTARI, Félix. O que é a filosofia? Trad. Bento Prado Jr. e Alberto Alonso Muñoz. Rio de Janeiro: Editora 34, 1997.

DELEUZE, Gilles. A Lógica do Sentido. São Paulo, SP: Editora Brasiliense, 2011.

FOUCAULT, M. Isto não é um cachimbo. Rio de Janeiro: Paz & Terra, 1988.

FOUCAULT, M. Outros Espaços. In: FOUCAULT, M. Ditos e Escritos III. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2001, p. 411-422

FOUCAULT, M. A hermenêutica do Sujeito. In Motta, M.B. (org) Michel Foucault. Coleção Ditos & Escritos: Genealogia da Ética, Subjetividade e Sexualidade. Vol IX. Rio de Janeiro: Forense Universitária, pp 177-191, 2014.

GALLO, Sílvio. Deleuze e a Educação. Belo Horizonte: Autêntica, 2008.

GALLO, Silvio. Em torno de uma Educação Menor. Educação & Realidade, v. 27, n, 2, p. 169-178, jul./dez. 2002. Disponível em: https:seer.ufrgs.br/educacaoerealidade/article/view/25926/15194 Acesso em 23 jun 2021

LAZZARATO, M. Sobre a crise: finanças e direitos sociais (ou de propriedade). In Lugar Comum, v.27, p.83-90, 2009.

NIETZSCHE, Friedrich. A Gaia Ciência. Martin Claret: São Paulo, 2008.

NIETZSCHE, F. em Genealogia da moral: uma polêmica. São Paulo: Companhia das Letras, 2009

NIETZSCHE, Friedrich. Assim Falava Zaratustra. Escala: São Paulo, SP, 2009a.

SERRES, Michel. O nascimento da física no texto de Lucrécio: Correntes e turbulências. Tradução Péricles Trevisan. São Paulo: Ed. UNESP. São Carlos: EdUFSCAR, 2003.

VEIGA-NETO, Alfredo e GALLO, Silvio (orgs.), Fundamentalismo & Educação. São Paulo, SP: Autêntica, 2009.

Downloads

Publicado

2024-04-24

Edição

Seção

Especial: Experimentações em Ed. Matemática