Aspectos Motivacionais no Ensino de Matemática em Espaço Não Formal na Rede Pública Municipal de Taboão da Serra

o que podemos aprender com o “Matematicando no Parque”?

Autores

  • Marcos PAES DE BARROS Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP)
  • Dr. Márcio Yujo Matsumoto Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo (IFSP)

Palavras-chave:

Matemática, Motivação, Jogo Educativo, Educação Não Formal

Resumo

O objetivo deste trabalho é investigar os fatores motivacionais decorrentes da participação dos alunos da Rede Pública de Ensino Fundamental 1, de Taboão da Serra, no “Matematicando no Parque”, evento anual de matemática, público e gratuito, em ambiente de aprendizagem não formal institucionalizado, no qual as escolas do município apresentam atividades que desenvolvem o raciocínio lógico. Para isso, identificamos e categorizamos as diferentes abordagens de aprendizagem presentes em outras edições e propusemos um questionário a fim de avaliar a percepção dos alunos em relação aos fatores motivacionais envolvidos no processo de ensino-aprendizagem, aplicando-o de forma online, tanto para os alunos que já participaram do evento quanto para os que nunca o frequentaram, para efeito de comparação. Além disso, para os alunos que já conheciam a ação promovida, propusemos uma extensão da sondagem, com a finalidade de compreender seu impacto em uma perspectiva motivacional.

Referências

ABED, A. L. Z. O desenvolvimento das habilidades socioemocionais como caminho para a aprendizagem e o sucesso escolar de alunos da educação básica. Construção psicopedagógica, São Paulo, v. 24, n. 25, 2016.

BANDURA, A. Self-efficacy. In: RAMACHAUDRAN, V. S. (Ed.) Encyclopedia of human behavior. New York: Academic Press, v. 4, 1994. p. 71-81.

BRASIL. Ministério da Saúde. Conselho Nacional de Saúde. Resolução n. 466, de 12 de dezembro de 2012. Trata sobre as diretrizes e normas regulamentadoras de pesquisa envolvendo seres humanos. Diário Oficial da União, Brasília, 13 jun. 2013.

CAMARGO, C. A. C. M.; CAMARGO, M. A. F.; SOUZA, V. de O. A importância da motivação no processo ensino-aprendizagem. Revista Thema, v.16, n. 3, p. 598-606, 2019.

DIONNE, L.; REIS, G.; TRUDEL, L.; GUILLET, G.; KLEINE, L.; HANCIANU, C. Students’ Sources of Motivation for Participating in Science Fairs: an Exploratory Study Within the Canada-Wide Science Fair 2008. International Journal of Science and Mathematics Education, n. 10, p. 669–693, 2012.

ELISEU, C. Matematicando no Parque acontece nesta quinta (8). Informativo Taboão, out. 2015. Disponível em: http://www.informativotaboao.com.br/todas-noticias/taboao/matematicando-no-parque-acontece-nesta-quarta-8. Acesso em: 20 ago. 2019.

GOHN, M. da G. Educação não-formal, participação da sociedade civil e estruturas colegiadas nas escolas. Ensaio: Avaliação e Políticas Públicas em Educação, Rio de Janeiro, v. 14, n. 50, p. 27 38, jan./mar. 2006.

GONTIJO, C. H. Relações entre criatividade, criatividade em matemática e motivação em matemática de alunos do ensino médio. 2007. 194 f. Tese (Doutorado em Psicologia) - Universidade de Brasília, Brasília, 2007.

INEP [Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira]. IDEB: Resultados e Metas, set. 2018. Disponível em: http://ideb.inep.gov.br/resultado. Acesso em: 20 ago. 2019.

MOREIRA, V. A. Uma investigação da viabilidade do uso da plataforma Khan Academy para reforço de Matemática durante as aulas de Física. 2018. 112 f. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática) – Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo. São Paulo, 2018.

QEDU. Taboão da Serra: Ideb 2019. Disponível em: https://www.qedu.org.br/cidade/2355-taboao-da-serra/ideb. Acesso em: 14 abr. 2021.

STREINER, D. L. Being inconsistent about consistency: when coefficient alpha does and doesn´t matter. Journal of Personality Assessment. v. 80, p. 217-222, 2003.

TEIXEIRA FILHO, E. Matematicando no Parque é realizado com sucesso em Taboão da Serra. Jornal SP Repórter, Taboão da Serra, set. 2018. Disponível em: https://www.jornalspreporter.com.br/noticia/672/matematicando-no-parque-realizado-com-sucesso-em-taboo-da-serra. Acesso em: 20 ago. 2019.

TOLEDO, E. Matematicando leva alunos para aprender e desvendar a matemática no Parque das Hortênsias. O Taboanense, Taboão da Serra, set. 2018. Disponível em: https://www.otaboanense.com.br/matematicando-leva-alunos-para-aprender-e-desvendar-a-matematica-no-parque-das-hortensias. Acesso em: 20 ago. 2019.

TUAN, H.; CHIN, C.; SHIEH, S. The development of a questionnaire to measure students’ motivation towards science learning. International Journal of Science Education, v. 27, n. 6, p. 639–654, 2005.

Downloads

Publicado

2023-10-31

Edição

Seção

Artigos