Um Olhar para Algumas Produções Wittgensteinianas em Educação Matemática no Brasil e seus Desdobramentos para Práticas Educativas em Matemática
Palavras-chave:
Wittgenstein, Filosofia, Etnomatemática, Educação Matemática, Práticas EducativasResumo
Este artigo refere-se a um ensaio teórico que tem por objetivo propor discussões da literatura em Educação Matemática no Brasil, fundamentadas na Filosofia da Linguagem de Ludwig Wittgenstein visando a uma reflexão dessa teoria para práticas educativas em Matemática. Para tanto, após abordar o contexto geral na qual esta filosofia surgiu e algumas produções sobre o tema na área, exploramos com mais detalhes dois estudos já existentes, que articulam o referencial filosófico do autor. O primeiro toma uma abordagem por meio da Filosofia da Educação Matemática e o segundo aborda suas preocupações a partir da Etnomatemática. Neste cenário, buscamos articular as contribuições presentes nas questões pautadas neste ensaio, destacando a necessidade da valorização da diversidade de formas de vidas que se expressam em uma sala de aula, bem como dos jogos de linguagem manifestos por tal conceito, em especial no contexto da formação de professores dessa disciplina.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.