Um Olhar para Algumas Produções Wittgensteinianas em Educação Matemática no Brasil e seus Desdobramentos para Práticas Educativas em Matemática

Autores

Palavras-chave:

Wittgenstein, Filosofia, Etnomatemática, Educação Matemática, Práticas Educativas

Resumo

Este artigo refere-se a um ensaio teórico que tem por objetivo propor discussões da literatura em Educação Matemática no Brasil, fundamentadas na Filosofia da Linguagem de Ludwig Wittgenstein visando a uma reflexão dessa teoria para práticas educativas em Matemática. Para tanto, após abordar o contexto geral na qual esta filosofia surgiu e algumas produções sobre o tema na área, exploramos com mais detalhes dois estudos já existentes, que articulam o referencial filosófico do autor. O primeiro toma uma abordagem por meio da Filosofia da Educação Matemática e o segundo aborda suas preocupações a partir da Etnomatemática. Neste cenário, buscamos articular as contribuições presentes nas questões pautadas neste ensaio, destacando a necessidade da valorização da diversidade de formas de vidas que se expressam em uma sala de aula, bem como dos jogos de linguagem manifestos por tal conceito, em especial no contexto da formação de professores dessa disciplina.

Biografia do Autor

Flavio Augusto Leite Taveira, Universidade Estadual Paulista (Unesp)

Mestrando pelo Programa de Pós-Graduação em Educação Para a Ciência e Licenciado em Matemática (2020) pela Universidade Estadual Paulista (Unesp). Compõe o Grupo de Pesquisa em Currículo: Estudos, Práticas e Avaliação (Gepac/Unesp/CNPq). Atua como membro do Núcleo de Apoio e Discussão de Gênero e Sexualidade (Nugens) da Unesp. Foi Bolsista da Capes no âmbito do Programa de Licenciaturas Internacionais (PLI - Portugal), realizando Graduação Sanduíche junto à Escola de Ciências da Universidade do Minho (UMinho) em Braga, Portugal (2018-2019) e também Bolsista Pibic/CNPq na área de Educação (2019-2020). Representante na Red de Estudiantes y Egresados de Posgrado en Educación en Latinoamérica (REDEPEL). Seus estudos e reflexões ocorrem no âmbito da Educação Matemática, com ênfase em Currículo e Filosofia (Teoria Crítica). É Sócio da Sociedade Brasileira de Educação Matemática (SBEM).

Renata Cristina Geromel Meneghetti, Universidade de São Paulo (USP)

Possui graduação em Licenciatura em Matemática (1991) pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (UNESP/Brasil), mestrado em Educação Matemática pela UNESP/RC (1995), doutorado em Educação Matemática pela UNESP/RC (2001), pós-doutorado (2010) junto ao CLE (Centro de Lógica e Epistemologia)/UNICAMP (Universidade Estadual de Campinas/Brasil) e é livre docente pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo (2014). É docente da Universidade de São Paulo (USP/Brasil) desde 1996, exercendo a partir de maio de 2014 a função de Professora Associada. É professora colaboradora junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência da Universidade Estadual Paulista, em Bauru, São Paulo. Efetua pesquisas na área da Educação Matemática, atuando nos seguintes temas: Educação Matemática e Economia Solidária, Utilização de materiais didáticos, recursos tecnológicos e abordagens alternativas no processo de ensino e aprendizagem de matemática; aspectos filosóficos da educação matemática; formação de professores.

Downloads

Publicado

2023-05-30

Edição

Seção

Artigos