O Jogo de Cartas como Suporte Metodológico para o Desenvolvimento de Habilidades Matemáticas com Crianças do 1º Ano do Ensino Fundamental

Autores

Resumo

Este trabalho trata-se de uma releitura da pesquisa que foi desenvolvida no 2º semestre de 2019, em uma instituição da rede particular mineira, com uma turma do 1º Ano do Ensino Fundamental. Nosso objetivo foi investigar quais as habilidades matemáticas, da unidade temática Números, podem ser desenvolvidas com o 1º Ano do Ensino Fundamental por meio de propostas pedagógicas com o jogo de cartas na perspectiva da resolução de problemas. Para tal, desenvolveu-se um estudo por meio da abordagem qualitativa, utilizando como instrumento a coleta de dados filmagens, fotografias, gravações de áudio e diário de bordo. Para sua realização, foram selecionados três jogos de cartas os quais tiveram como fio condutor os “Momentos de jogo”, sugeridos por Grando (2004), de forma adaptada: familiarização com o jogo e primeiras jogadas, intervenção oral da pesquisadora durante as jogadas, registro sobre o jogo e jogo com competência.  Conclui-se que, por meio dessa investigação, há indícios de que os jogos de cartas, na perspectiva da resolução de problemas, auxiliam no desenvolvimento das habilidades matemáticas.

Referências

BIGODE, A. J. L. FRANT, J. B. Matemática: soluções para dez desafios do professor: 1º ao 3º ano do ensino fundamental. São Paulo: Ática Educadores, 2011.

BIKLEN, S. K.; BOGDAN, R. C. Características da investigação qualitativa. In: BIKLEN, S. K.; BOGDAN, R. C. Investigação qualitativa em educação: uma introdução à teoria e aos métodos. Porto – Portugal: Porto Editora, 1994.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria da Educação Básica. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, DF, 2018. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/#/site/inicio.> Acesso em: 27 set. 2021.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Pacto nacional pela alfabetização na idade certa: Construção do Sistema de Numeração Decimal. Brasília: MEC, SEB, 2014.

CONTI, K. C.; LONGO, C. Ap. C. Resolver problemas e pensar matemática. In: __________ (Org). Resolver problemas e pensar matemática. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2017. (Série Educação Matemática).

GRANDO, R. C. O jogo e a Matemática no contexto da sala de aula. São Paulo: Paulus, 2004.

KAMII, C. A natureza do número. In:___________. A criança e o número: Implicações educacionais de teoria de Piaget para a atuação com escolares de 4 a 6 anos. 11ª ed. Campinas, SP: Papirus, 1990.

KISHIMOTO, T. M. Jogos Infantis: o jogo, a criança e a educação. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014.

LUVISON, C. C.; GRANDO, R. C. O jogo na perspectiva da resolução de problemas em matemática: processos de significação pela leitura e pela escrita. In:___________ Leitura e escrita nas aulas de matemática: jogos e gêneros textuais. Campinas, SP: Mercado das Letras, 2018. (Coleção Educação Matemática)

MACEDO, L.; PETTY, A. L. S.; PASSOS, N. C. Aprendendo com jogos e situações-problema. Porto Alegre: Artes Médicas Sul, 2000.

MINAS GERAIS. Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais. Currículo Referência de Minas Gerais. Belo Horizonte: MG, 2019. Disponível em: <http://basenacionalcomum.mec.gov.br/images/implementacao/curriculos_estados/documento_curricular_mg.pdf >. Acesso em: 29 set. 2021.

Downloads

Publicado

2022-06-30

Edição

Seção

Artigos