Alguns elementos do saber a e para ensinar matemática nos manuais pedagógicos do INEP, década de 1950

Autores

  • Cintia Schneider Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)
  • David Antonio da Costa Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Resumo

Este artigo tem por objetivo sistematizar alguns elementos dos saberes a e para ensinar matemática por meio de jogos presentes em dois manuais pedagógicos de edição e organização do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), a saber: Matemática no curso primário: sugestões para organização e desenvolvimento de programas – estudo preliminar (1952) e Os jogos infantis na escola elementar (1955). Esta pesquisa está inserida no campo da História da educação matemática (VALENTE, 2007) e é amparada em referenciais de Bloch (2001) no que se refere ao ofício do historiador, Barbier (2001) quanto aos saberes objetivados e Hofstetter e Schneuwly (2017) ao se tratar de saberes a e para ensinar. Como resultados, pontua-se a verificação da sistematização de e alguns elementos dos saberes a e para ensinar matemática nas indicações de jogos em ambos ao manuais, em pontuais ocasiões com o objetivo de diagnosticar a aprendizagem e na grande maioria das ocorrências o jogo objetiva a repetição/fixação. Além disso, relevando que na época estava em voga o Movimento da Escola Nova, infere-se a relação das indicações dos jogos com os preceitos deste movimento.

Biografia do Autor

Cintia Schneider, Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Doutoranda em Educação Científica e Tecnológica - UFSC - Bolsista CAPES - PROEX. Mestra em Educação Científica e Tecnológica (PPGECT) pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC. Integrante do Grupo de Pesquisa de História de Educação Matemática de Santa Catarina - GHEMAT-SC. Formada em Matemática - Licenciatura (2012-2015) pelo Instituto Federal Catarinense- Câmpus Concórdia. Especialista (2021) em Docência no Ensino de Matemática e em Ensino de Matemática e Ciências Naturais (UniBF).

David Antonio da Costa , Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC)

Doutor em Educação Matemática pela PUC/SP, com estágio realizado na modalidade sanduíche (junho 2008 - maio 2009) no INRP/SHE - Institut National de Recherche Pédagogique/Service dHistoire de lÉducation, Paris-França (bolsista CNPq). Possui graduação em Licenciatura Matemática pela Faculdade Filosofia Ciências e Letras MOEMA (1984), graduação em Pedagogia pela Faculdade de Educação Ciências e Letras Don Domênico (2001), mestrado em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2005) e pós-doutorado pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Atualmente é professor associado do Departamento de Metodologia de Ensino e professor credenciado no Programa de Pós-Graduação em Educação Científica e Tecnológica da Universidade Federal de Santa Catarina. É pesquisador lider do Grupo de Pesquisa de História da Educação Matemática - GHEMAT-SC. Membro fundador da GHEMAT-BRASIL: Grupo Associado de Estudos e Pesquisas sobre História da Educação Matemática : 1o. secretário (Mandato 2018-2021). Na pesquisa investiga principalmente os seguintes temas: livro didático de matemática, didática da matemática, história da educação matemática e história da matemática.

Referências

BARBIER, Jean-Marie (direc.) Savoir théoriques et savoirs d’action. Presses Universitaires de France. Éducation et Formation. Presses Universitaires de France. 3e ed. 2011. p. 1-17.

BLOCH, M. Apologia da História ou o Ofício do Historiador. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.

BRASIL. Decreto- Lei 580 de 30 de julho de 1938. Organização do Instituto Nacional de Estudos Pedagógicos. Rio de Janeiro, RJ, 1938.

CAMPOS, M. E. R; CUNHA, M. A. A; GOUVEIA, R. Jogos infantis na escola elementar. V.5. Rio de Janeiro: INEP, 1955.

CERTEAU, M. de. A escrita da história. 3. ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2013. Tradução de: Maria de Lourdes Menezes.

CHARTIER, R. A história ou a leitura do tempo. Belo Horizonte: Autêntica, 2010.

COSTA, D. A; VALENTE, W. R. O repositório de conteúdo digital nas pesquisas de história da educação matemática. Rev. Iberoam. Patrim. Histórico-Educativo, Campinas (SP), v. 1, n. 1, p. 96-110, jul./dez. 2015.

ELORZA, N. S. L. O uso de jogos no ensino e aprendizagem de Matemática nos anos iniciais do Ensino Fundamental: levantamento de teses e dissertações. 2013. 138 f. Dissertação (Mestrado) – Mestrado em Educação, Faculdade de Ciências e Tecnologia, Universidade Estadual Paulista. Presidente Prudente, 2013.

HOFSTETTER, R; SCHNEUWLY, B. Saberes: um tema central para as profissões do ensino e da formação. In R. HOFSTETTER, R; VALENTE, W. R. (Orgs.). Saberes em (trans) formação: tema central da formação de professores São Paulo: Editora Livraria da Física, 2017.

MATTOS, R. A. L. Jogo e Matemática: uma relação possível. 2009. 157 f. Dissertação (Mestrado) – Mestrado em Educação, Universidade Federal da Bahia, Salvador, 2009.

MENDONÇA, A. W; XAVIER, L. O INEP no contexto das políticas do MEC (1950/1960). Revista Contemporânea de Educação, Rio de Janeiro, v.1, n.1, jan. 2006

MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO E SAÚDE. Matemática no curso primário: sugestões para organização e desenvolvimento de programas (estudo preliminar). Rio de Janeiro: INEP, 1952.

MOURA, M. O. de. A série busca no jogo: do lúdico na Matemática. In: KISHIMOTO, T. M (organizadora). Jogo, Brinquedo, brincadeira e a educação. 3 ed. São Paulo: Cortez, 1999.

OLIVEIRA, M. C. A. Referências para ensinar Matemática Moderna no primário: o material Cuisenaire e a sistematização de saberes. Revista Educação (Porto Alegre), v. 42, n. 2, p. 257-263, maio-ago. 2019

SANTOS, M. Delgado de Carvalho: um gentleman cartesiano. In: IBGE. Geografia e Geopolítica: A contribuição de Delgado de Carvalho e Therezinha de Castro. Documentos para Disseminação. Rio de Janeiro: IBGE, 2009.

SILVA, V.B. Uma história de leitura para professores – análise na produção e circulação de saberes especializados nos manuais pedagógicos (1930-1971). Revista Brasileira de História da Educação, Maringá/PR, n.6, p. 29-57, jul./dez. 2003.

SMOLE, K. S.; DINIZ, M. I.; CÂNDIDO, P. Resolução de Problemas. Coleção: Matemática de 0 a 6. Porto Alegre: Artmed, 2000.

VALENTE, W, R. História da Educação Matemática: interrogações metodológicas. REVEMAT- Revista Eletrônica de Educação Matemática. v. 2, p.28-49, UFSC, 2007.

VALENTE, W. R. Oito temas sobre história da educação matemática. REMATEC, Natal, n.12, p. 22-50, jan./jun. 2013.

VALENTE, W. Programas de Ensino e Manuais Escolares como Fontes para Estudo da Constituição da Matemática para Ensinar. Revista Alexandria. Florianópolis, v. 12, n. 2, p. 51-63, nov., 2019.

Downloads

Publicado

2022-06-30

Edição

Seção

Artigos