Uma Experiência Integrando Matemática e Ciências numa Perspectiva de Resolução de Problemas com Jogos

Autores

Resumo

Em oposição a práticas de ensino que focam na memorização de fórmulas e conceitos, sem compreensão e relação com o cotidiano, este artigo sugere uma proposta de atividades que despertem o interesse e a motivação dos estudantes, permitindo maior interação entre eles e com o professor. O objetivo deste trabalho é relatar uma experiência integrando as disciplinas de Ciências e Matemática, mais especificamente os conteúdos de probabilidade e genética, numa perspectiva de resolução de problemas para inclusão dos jogos no contexto educacional, em uma turma do 9º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública. Além da descrição da experiência considerando as condições reais de salas de aulas regulares, apresentamos uma reflexão sobre oportunidades criadas para a aprendizagem de conceitos das duas disciplinas, bem como as percepções dos estudantes. Considerando o engajamento dos estudantes durante as atividades, e de acordo com suas respostas a um questionário ao final da experiência, foi possível atestar que os jogos são uma opção para diversificar as aulas convencionais e acolher os interesses e motivações dos discentes.

Biografia do Autor

Carlos Augusto Luz, Universidade Estadual de Londrina/ SEED-PR

Licenciado em Ciências e Química. Mestre e doutorando em Química – UEL/PR; Professor da Educação Básica – SEED/PR.

Referências

BRASIL. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Educação é a Base. Brasília, MEC/CONSED/UNDIME, 2017.

BORIN, J. Jogos e resoluções de problemas: uma estratégia para as aulas de matemática. 4ed. São Paulo: IME-USP, 1996.

CABRERA, W. R.; SALVI, R. F. A ludicidade no ensino médio: aspirações de pesquisa numa perspectiva construtivista. In: Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 5. Anais... ENPEC, 2005.

CALLEGARIO, L. J.; MALAQUIAS, I.; LUNA, J. F. História das Ciências e aprendizagem significativa de Conceitos científicos da química: o caso da potassa no século XVIII. Vidya, v. 40, n. 1, p. 377-398, 2020.

CAVALCANTI, E. L. D.; SOARES, M. H. F. B. O uso do jogo de roles (roleplaying game) como estratégia de discussão e avaliação do conhecimento químico. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v.8, p.255-282, 2009.

GARCEZ, E. S. C.; SOARES, M. H. F. B. Um Estudo do Estado da Arte Sobre a Utilização do Lúdico em Ensino de Química. Revista Brasileira de Pesquisa em Educação em Ciências, v. 17, p. 183-214, 2017.

GRANDO, R. C. O jogo e suas possibilidades metodológicas no processo ensino- aprendizagem da matemática. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, São Paulo, 1995

GRANDO, R. C. O conhecimento matemático e o uso de jogos na sala de aula. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Estadual de Campinas, Campinas, São Paulo, 2000.

GRANDO, R. C. O jogo e a matemática no contexto da sala de aula. São Paulo: Paulus, 2004.

GRANDO, R. C. Recursos didáticos na Educação Matemática: jogos e materiais manipulativos. Revista Eletrônica Debates em Educação Científica e Tecnológica, v. 05, p. 393-416, 2015.

IWATA, A. Y.; LUPETTI, K. O. A Alfabetização científica em química por meio das histórias em quadrinhos. In: X ENPEC - Encontro Nacional de Pesquisa em Educação em Ciências, 2015, Águas de Lindóia. Anais... ENPEC, 10. Águas de Lindóia: ABRAPEC, 2015. v. 1. p. 1-8.

JEANNOTTE, D; KIERAN, C. A conceptual model of mathematical reasoning for school mathematics. Educational Studies in Mathematics, v. 96, n. 1, 2017.

LANNIN, J.; ELLIS, A. B.; ELLIOT, R. Developing essential understanding of mathematics reasoning for teaching mathematics in prekindergarten-grade 8. Reston, VA: National Council of Teachers of Mathematics, 2011.

LEAL JUNIOR, L. C.; ONUCHIC, L. R. Ensaios sobre compreensões em Matemática em perspectivas de resolução de problemas: uma análise percussiva de atividades ao zapeamento. Hipátia, v.4, n.2, p.230-249, 2019.

PARANÁ. Caderno de expectativas de aprendizagem. Curitiba: SEED/DEB-PR, 2012.

PICCOLI, L. A. P. A construção de conceitos em matemática: uma proposta usando tecnologia de informação. 2006. Dissertação (Mestrado em Ciências e Matemática) - Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2006.

SCHMITZ, I. A arte do Jogo no Ensino de Matemática. 1997. Trabalho de Conclusão de Curso (Especialização). Universidade Estadual do Centro-Oeste, Guarapuava, Faculdade de Ciências Humanas de Francisco Beltrão, Francisco Beltrão, 1997.

SOUZA, R. M; SOUZA, I.; LIMA, R. F. Entendimentos de professores que ensinam matemática sobre a relação entre jogo e raciocínio lógico. Revista Baiana De Educação Matemática, v.2, n.1, p.1-21, 2021.

SOUZA, R. M.; SOUZA, I. S.; SILVA, A. J. N. Entendimentos de professores dos anos finais do Ensino Fundamental sobre o uso [ou não] dos jogos no ensino da Matemática. In: SILVA, A. J. N.; VIEIRA, A.

R. L.; BRITO, M. F. (Org.). Investigação, Construção e Difusão do Conhecimento em Matemática. 01ed.Ponta Grossa: Atena Editora, 2020, p. 139-153.

ZÔMPERO, A. de F.; PASSOS, A. Q.; CARVALHO, L. M. A docência e as atividades de experimentação no ensino de Ciências nas séries iniciais do ensino fundamental. Experiências em Ensino de Ciências, v.7 p. 43-54, 2012.

Downloads

Publicado

2022-06-30

Edição

Seção

Artigos