A Teoria do Flow na Construção de Jogos para Estudantes com Deficiência Intelectual

Autores

Resumo

Estudantes com deficiência intelectual podem apresentar dificuldades para fazer abstrações, resolver problemas, concluir tarefas e na compreensão lógica das relações e classes que  dificulta a realização de generalizações. O jogo pode ser um instrumento favorável nesse processo, uma vez que contribui no desenvolvimento da percepção, conceito, raciocínio, pensamento e criatividade, bem como oportuniza ambientes dialógicos, colaborativos e com constantes desafios. Assim, diante dessa discussão que se faz e sobre a utilização dos jogos para a conhecimento da Matemática é que se propõe esse ensaio teórico, que se concentra em compreender como a Teoria do Flow pode auxiliar na construção de jogos e atividades para a aprendizagem da Matemática desses alunos. O Flow é pautado no equilíbrio entre capacidade e desafio, caracterizada por uma profunda concentração em um conjunto limitado de estímulos que são aceitos pela pessoa como relevantes, ou seja, o instante em que uma pessoa está totalmente concentrada e absorta em uma atividade. Os resultados apontam que é possível elaborar um jogo favorável para aplicação em sala de aula, seguindo as oitos categorias apresentadas pela teoria, que são fundamentais para estruturar situações que promovam interação, desenvolvimento de postura de aprendizado, criatividade, motivação, desafio, oportunidade de ação e exemplo.

Biografia do Autor

Ana Maria Antunes de Campos

Doutoranda em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC-SP. Mestre em Educação pela Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP. Neuropsicopedagoga, Pedagoga, Psicopedagoga,Especialista em Ensino Lúdico, Pós Graduada em Didática e Tendências Pedagógicas. Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade de Guarulhos (2007). Tem experiência na área de Educacional, com ênfase em Ensino e Aprendizagem na Sala de Aula, Formação de Educadores.  Pesquisadora em Educação Matemática, Discalculia e Dificuldades de Aprendizagem.  Autora de artigos e livros na  área educacional  Atualmente é professora de Matemática - Ensino Médio, Docente na Pós - Graduação e Palestrante. Participa do Grupo de Pesquisa: Professor de Matemática: Formação, Profissão, Saberes e Trabalho Docente - PUC-SP. Participa do grupo de pesquisa: Infância, Cultura e História - GEPICH, do(a) Universidade Federal de São Paulo. Participa do grupo de pesquisa: História da educação: intelectuais, instituições, impressos, do(a) Universidade Federal de São Paulo.

Referências

AMERICAN PSYCHIATRIC ASSOCIATION. Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders, Fifth Edition (DSM-V). Arlington, VA: American Psychiatric Association, 2013.

CAMPOS, A. M. A. Aprendizagem da Matemática: da educação infantil ao ensino fundamental. Rio de Janeiro: RJ, WAK, 2019.

CAMPOS, A. M. A. Jogos matemáticos: uma nova perspectiva para discalculia. Rio de Janeiro: Wak Editora, 2015.

CARMO, J. S. Aprendizagem de conceitos matemáticos em pessoas com deficiência intelectual. In: Revista de Deficiência Intelectual, v.3, p.43-48, 2012.

CORDEIRO, E.D.; SANTOS, G.C.; SATO, G.Y.; ROCHA, M.M. (2020). Jogos digitais gratuitos de matemática: análise dos requisitos eo ensino para crianças com deficiência jogos digitais gratuitos: requisitos análise e ensino para crianças com deficiência intelectual. In: European Journal of Special Education Research, v. 6, ed, 1, 2020.

COSTA, M. P. R. Fundamentos matemáticos e cognitivos para o ensino de matemática para estudantes deficientes mentais. In: Temas em psicologia, v.3, n,1, abr., 1995.

COELHO, C. D. S. S. Jogos Matemáticos: uma Alternativa para estimular o processo ensino-aprendizagem. 50 fs. Dissertação de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional – UESC. Ilhéus: Bahia, 2015.

CSIKSZENTMIHALYI, M. Flow: the psychology of optimal experience. 1st ed. Harper Perennial Modern Classiscs, 1990.

CSIKSZENTMIHALYI, M. A descoberta do fluxo: a psicologia do envolvimento com a vida cotidiana. Rio de Janeiro. Rocco, 1999.

CSIKSZENTMIHALYI, M. Applications of Flow in Human Development and Education. The Collected Works of Mihaly Csikszentmihalyi. Springer International Publishing, 2014a.

CSIKSZENTMIHALYI, M. Flow and the Foundations of Positive Psychology. The Collected Works of Mihaly Csikszentmihalyi, Springer International Publishing 2014b.

GRANDO, R. C. O conhecimento matemático e o uso de jogos na sala de aula. 239 fs. Tese de doutorado em educação. Universidade Estadual de Campinas, 2000.

HUIZINGA, J. Homo Ludens: o jogo como elemento da cultura. 2. ed. Tradução João Paulo Monteiro. São Paulo: Perspectiva, 2000.

MASCIANO, Cristiane Ferreira Rolim. O uso de jogos do software educativo Hércules e Jiló no mundo da matemática na construção do conceito de número por estudantes com deficiência intelectual. Dissertação de Mestrado em Educação. Brasília: UnB/FE/Programa de Pós-Graduação em Educação, 2015.

RODRIGUES, G. S. Uma Proposta de Aplicação de Jogos Matemáticos no ensino básico. Dissertação de Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional – UNB. Brasília: DF, 2018.

ROSSIT, R. A. S.; GOYOS, C. Deficiência intelectual e aquisição matemática: currículo como rede de relações condicionais. In: Revista Semestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional (ABRAPEE), v. 13, n. 2, p. 213-225, jul/dez., 2009.

SANTOS, D. C. O. Potenciais dificuldades e facilidades na educação de estudantes com deficiência intelectual. In: Educação Pesquisa, São Paulo, v. 38, n. 04, p. 935-948, out./dez. 2012.

SCHIPPER, C. M.; VESTENA, C. L. B. Características do raciocínio do estudante deficiente intelectual à luz da Epistemologia Genética intelectual. In: Psicologia Escolar e Educacional, São Paulo, v. 20, n. 1, p. 79-88, jan./abr., 2016.

SILVA, U. M. As frações e os jogos matemáticos: uma relação de interação em turmas do 6º ano do ensino fundamental. 175fs. Dissertação de Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Matemática. Universidade Federal de Alagoas, 2015.

SILVA, S. V. A.; FERRAZ, D. P. A. A visão do professor sobre jogos digitais no Ensino da Matemática para alunos com deficiência intelectual: Estado da arte. In: Educ. Matem. Pesq., São Paulo, v.21, n.1, 180-196, 2019.

Downloads

Publicado

2022-06-30

Edição

Seção

Artigos