Conversões entre Representações Algébricas e Gráficas de Números Complexos a partir da Ludicidade como Aspecto de Formação

Autores

Resumo

O ensino tradicional de operações com números complexos possui um forte componente abstrato, desperdiçando o potencial de visualização gráfica dessas operações. Uma forma de minimizar essa abstração é apropriar-se da ludicidade e da dinamicidade possibilitadas pelos jogos, que oferecem uma dinâmica colaborativa e lúdica capaz de estimular habilidades de coordenação, concentração e raciocínio lógico, promovendo o aprendizado autônomo e divertido. Este estudo objetiva discutir como um jogo, intitulado Trincas Complexas, pode potencialmente contribuir para o aprendizado das operações com números complexos na forma algébrica e suas respectivas conversões em representações gráficas com vetores. Fundamentaram a proposta do jogo princípios da Teoria dos Registros de Representação Semiótica (Duval, 1995), os quais consideram que o ensino e a aprendizagem da matemática requerem um trabalho com diversidade de representações. Acredita-se que esse jogo poderá contribuir para a apreensão de conceitos e significados matemáticos de operações com números complexos na forma algébrica, bem como diminuir lacunas de aprendizagens na visualização de representações gráficas dessas operações por meio da ludicidade enquanto um aspecto de formação.

Referências

ANDRADE, A. A.; PADILLA, A.; DOS SANTOS, C. A. B. Representações Sociais dos Licenciandos em Matemática sobre o Ensino de Limites por meio da Teoria dos Registros de Representação Semiótica. HIPÁTIA - Revista Brasileira de História, Educação e Matemática, v. 5, n. 1, p. 120-131, 2020.

ASSEMANY, D.; HARAB, L. Potencializando o ensino de números complexos a partir da abordagem vetorial. VII CIBEM. Montevideo, 2013. p. 636-645, 2013.

BRASIL, Secretaria de Educação Média e Tecnológica. PCN + Ensino Médio: orientações educacionais complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais. Ciências da Natureza, Matemática e suas Tecnologias. Brasília: MEC, SEMTEC, 2002.

BRASIL. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Básica. Orientações curriculares para o ensino médio. Brasília: Secretaria de Educação Básica, 2008.

BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília, 2018.

BROUSSEAU, G. Introdução ao estudo das situações didáticas: conteúdos e métodos de ensino. Ática, 2008.

OLIVEIRA, C. N. C. Números Complexos: um estudo dos registros de representação e de aspectos gráficos. 2010. 190 f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, São Paulo, 2010.

DUVAL, R. Sémiosis et pensée humaine: registres sémiotiques et apprentissages intellectuels. Berne: Peter Lang, 1995.

GOMES, M. S.; DA SILVA, M. J. F. Gamificação: uma estratégia didática fundamentada pela perspectiva da teoria das situações didáticas. Horizontes - Revista de Educação, v. 6, n. 11, p. 18-30, 2018.

GHEDAMSI, I.; TANAZEFTI, R. Difficultés d'apprentissage des nombres complexes en fin de Secondaire. Petit x, v. 98, p. 29-52, 2015.

HENRIQUES, A.; ALMOULOUD, S. A. Teoria dos registros de representação semiótica em pesquisas na Educação Matemática no Ensino Superior: uma análise de superfícies e funções de duas variáveis com intervenção do software Maple. Ciência & Educação (Bauru), v. 22, n. 2, p. 465-487, 2016.

MORAES, R.; GALIAZZI, M. C. Análise Textual Discursiva. 3. ed. rev. e ampl. Ijuí: Ed. Ijuí, p. 264, 2016.

PARANÁ. Diretrizes Curriculares da Educação Básica Matemática. SEED, Curitiba, 2008.

PINTO, J. E.; LAUDARES, J. B. Objeto de Aprendizagem de Números Complexos com aplicações na área técnica em eletroeletrônica. Revista Brasileira de Ensino de Ciência e Tecnologia, v. 9, n. 3, 2017.

PUHL, C. S.; MÜLLER, T. J.; DE LARA, I. C. M. Mapeamento de objetos de aprendizagem para o ensino de números complexos na engenharia elétrica. Revista de Ensino de Ciências e Matemática, v. 11, n. 4, p. 191-211, 2020.

PUHL, C. S.; MÜLLER, T. J.; DE LIMA, I. G. Operações com números complexos: análise de erros cometidos por acadêmicos de Engenharia. Amazônia: Revista de Educação em Ciências e Matemáticas, v. 16, n. 36, p. 181-196, 2020.

RANDOLPH, V. N.; PARRAGUEZ, M. C. Comprensión del Sistema de los Números Complejos: Un Estudio de Caso a Nivel Escolar y Universitario. Formación universitaria, v. 12, n. 6, p. 57-82, 2019.

Downloads

Publicado

2022-06-30

Edição

Seção

Artigos