Dando voz às Memórias dos professores de Matemática no contexto do Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE)

Autores

Resumo

O Programa de Desenvolvimento Educacional - PDE, criado pelo Governo do Estado do Paraná em 2007, com o objetivo de proporcionar a melhoria no ensino e promover a valorização profissional dos docentes da rede por meio da progressão de suas carreiras constituiu-se como um projeto de formação continuada com duração de dois anos que tinha como principal característica a parceria entre as Instituições públicas de nível superior e a Educação Básica. Com o objetivo de resgatar as memórias dos professores de Matemática de Maringá sobre o PDE e, a partir delas, reafirmar a importância desse programa, bem como, o impacto dele na vida dos docentes e em sua prática de sala de aula é que propomos esta pesquisa de natureza qualitativa cuja proposta metodológica se caracteriza a partir do levantamento bibliográfico a respeito do tema e a aplicação de entrevistas semiestruturadas realizadas via Google Meet seguindo os princípios da História Oral. A partir da pesquisa realizada podemos concluir que o PDE contribuiu de forma significativa com o repensar da prática docente tornando os professores agentes de mudanças dentro do contexto escolar, em especial em sala de aula.

Biografia do Autor

Raissa Araujo de Oliveira, Universidade Estadual de Maringá

Licenciada em Matemática pela Universidade Estadual de Maringá - UEM (2020) , graduada em Pedagogia pela UNIFAMMA (2021) e Integrante do Grupo de Estudos em História da Matemática e Educação Matemática - GHMEM.

Maria Elena de Oliveira Valentim, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Graduada no curso de licenciatura em Matemática na Universidade Estadual de Maringá.

Sandra Regina D'Antonio Verrengia, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Doutora e mestre em Educação para a Ciência e o Ensino de Matemática pela Universidade Estadual de Maringá – UEM, graduada em Licenciatura em Matemática pela UEM e Docente do Departamento de Matemática da UEM. Integrante do GEPEME/CNPq - Grupo de Estudos e Pesquisa em Educação Matemática Escolar, Coordenadora do Laboratório de Ensino de Matemática (LEM) e da Coordenadoria de Apoio a Educação Básica (CAE). Tem experiência na área de Educação, com pesquisas  nos seguintes temas: educação matemática, formação de professores, geometria e comunicação e linguagem nas aulas de matemática. 

Downloads

Publicado

2021-12-31

Edição

Seção

Iniciação Científica