Matemática Islâmica Medieval Representada por al-Biruni via História em Quadrinhos

Autores

  • Pérola Diana Felipe Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)
  • Giselle Costa de Sousa Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Palavras-chave:

História da Matemática, Matemática Islâmica Medieval, Al-Biruni, História em Quadrinhos

Resumo

Como uma proposta para o contexto educacional, este estudo vem para introduzir um pouco da história da matemática islâmica medieval a partir do personagem de al-Biruni (973-1048) via história em quadrinhos (HQ), ressaltando seus diversos trabalhos e contribuições em várias áreas do conhecimento, em especial da matemática, em seu contexto. Para tanto, a fundamentação está pautada no uso da História da Matemática (HM) no ensino atrelado às Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC), a partir da caracterização de aliança trazida por Sousa (2020).  A presente pesquisa é de cunho metodológico qualitativo com uma exploração da revisão literária sobre HQs no ensino, bem como, a respeito de al-Biruni e seu trabalho no contexto da matemática islâmica da idade média. Como resultado, chegamos à criação e desenvolvimento de uma HQ por meio dos recursos da plataforma Pixton como uma proposta didática, cujo intuito é trazer a história da matemática para sala de aula, por meio de fontes bibliográficas e documentais existentes sobre al-Biruni e sua produção.

Referências

ALVES, J. M. S. Dos Mínimos Quadrados à Regressão Linear: Atividades Históricas Sobre Função Afim e Estatística Usando Planilhas Eletrônicas. 2015. 301f. 2015. Tese (Doutorado em Ensino de Ciências Naturais e Exatas) – Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal, 2015.

ARAÚJO, J. L. Tecnologia na Sala de Aula: desafios do Professor de Matemática. In: ENCONTRO DE EDUCAÇÃO MATEMÁTICA DE OURO PRETO, 3., 2005, Ouro Preto. Anais... Ouro Preto, 2005, p. 1-10.

BATISTA, A. N. de S.; PEREIRA, A. C. C. A bastilha: um instrumento náutico como recurso para abordar conceitos matemáticos. Hipátia – Revista Brasileira de História, Educação e Matemática, v.2 n.1, p. 40-51, 2017.

BRASIL. Secretaria da Educação Fundamental. Parâmetros Curriculares Nacionais: Matemática – Brasília: MEC/SEF, 2000.

EGUTI, C. A. A representatividade da oralidade nas histórias em quadrinhos. São Paulo: FFLCH, 2001.

FOSSA, J. A.; MENDES, I. A.; VALDÉS, J. E. N. A História como um agente de cognição na Educação Matemática. Porto Alegre: Sulina, 2006.

MIGUEL, A.; MIORIM, M. História na educação matemática. São Paulo: Autêntica, 2019.

PEREIRA, A. C.; ALCÂNTARA, A. C. (Org.). Histórias em Quadrinhos na educação: possibilidades de uma prática. Fortaleza: EdUCE, 2021. v. 1.

ROQUE, T. História da matemática. São Paulo: Schwarcz-Companhia das Letras, 2012.

SAITO, F. História da matemática e suas (re)construções contextuais. São Paulo: Livraria da Física, 2015.

SANTOS, R. E.; VERGUEIRO, W. Histórias em quadrinhos no processo de aprendizado: da teoria à prática. Eccos Revista Científica, n. 27, p. 81-95, 2012.

SOUSA, G. C. de. Aliança entre História da Matemática e Tecnologias via Investigação Matemática: Reflexões e práticas. São Paulo: Livraria da Física, 2020.

SOUZA, F. N. L. de; SOUSA, G. C. de. Al-Biruni e sua Matemática. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, v. 5, n. 14, p. 253-263, 2018.

VERGUEIRO, V. Uso das HQS no ensino. In: VERGUEIRO, W.; RAMA, A. (Orgs.). Como usar as histórias em quadrinhos em sala de aula. 4. ed. São Paulo: Contexto, 2020. p. 7-30.

VERGUEIRO, V. A linguagem dos quadrinhos: uma “alfabetização” necessária. In: VERGUEIRO, W.; RAMA, A. (Orgs). Como usar as histórias em quadrinhos em sala de aula. 4. ed. São Paulo: Contexto, 2020. p. 31-64.

Downloads

Publicado

2023-02-28

Edição

Seção

Artigos