História da Matemática nas Coleções do PNLD 2018

um estudo preliminar

Autores

  • Cleber Haubrichs Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ)
  • Marcello Amadeo Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Resumo

Os livros didáticos (LD) são veículos importantes na universalização do acesso a materiais didáticos e a principal referência de alunos e professores. Através deles circulam algumas histórias da Matemática na comunidade escolar. Assim, temos como objetivo identificar como e qual história da Matemática (HM) chega aos estudantes e professores pelos livros do PNLD de 2018. O Coletivo de História no Ensino de Matemática (CHEMat) elaborou um instrumento para descrever as inserções de HM contidas nos LD. Por “inserção histórica” entendemos qualquer tipo de informação que remeta ao passado, tomando o cuidado de evitar contextualizações deliberadamente ficcionais. O instrumento, no formato de um formulário eletrônico para efetuar a coleta de dados, está organizado em seis blocos de perguntas: uma para identificar formalmente a inserção, seguida de quatro partes que descrevem os episódios históricos em relação aos personagens citados: o período histórico, as imagens utilizadas, a relação da inserção com os demais conteúdos do livro e as referências ali contidas. A última parte analisa as inserções de HM em LD segundo suas funções didáticas. Estruturalmente, a pesquisa relata os dados coletados num estudo preliminar envolvendo três livros, algumas tendências nas respostas obtidas, dificuldades observadas na tarefa da coleta e reflexões levantadas após sua conclusão.

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Publicado

2021-12-31

Edição

Seção

Artigos