História da Matemática nas Coleções do PNLD 2018

Um estudo preliminar

  • Cleber Haubrichs IFRJ
  • Marcello Amadeo

Resumo

Os livros didáticos são um veículo importante na universalização do acesso a materiais didáticos e a principal referência de alunos e professores. Através deles que se fazem circular algumas histórias da matemática na comunidade escolar. Assim, temos como objetivo identificar como e qual história da matemática (HdM) que chega aos estudantes e professores pelos livros do PNLD de 2018. O Coletivo de História no Ensino de Matemática (CHEMat) elaborou um instrumento para descrever as inserções de HdM contidas nos livros didáticos. Por inserção histórica entendemos qualquer tipo de informação que remeta ao passado, tomando o cuidado de evitar contextualizações deliberadamente ficcionais. O instrumento, no formato de um formulário eletrônico para efetuar a coleta de dados, está organizado em seis blocos de perguntas: uma para identificar formalmente a inserção, seguida de quatro partes que descrevem os episódios históricos em relação aos personagens citados, o período histórico, as imagens utilizadas, a relação da inserção com os demais conteúdos do livro e as referências ali contidas. A última parte analisa as inserções de HdM em livros didáticos segundo suas funções didáticas. O presente artigo traz um relato dos dados coletadas num estudo preliminar envolvendo três livros, algumas tendências nas respostas obtidas, dificuldades observadas na tarefa da coleta e reflexões levantadas após a conclusão do estudo preliminar.

Publicado
2021-12-31
Seção
Artigos