O Ensino de Logaritmos

uma proposta que articula História da Matemática e Etnomatemática

  • Juliana Batista Pereira dos Santos Secretaria Estadual de Educação do Rio Grande do Sul
  • Isabel Cristina Machado de Lara

Resumo

Com o objetivo de refletir sobre o ensino de Logaritmos a partir da articulação entre História da Matemática e Etnomatemática, o presente trabalho analisa os efeitos da realização de uma proposta de ensino com 64 estudantes do Ensino Médio e discute quais ações pedagógicas emergiram dessa. Para tal, apresenta as respostas fornecidas pelos participantes ao instrumento de pesquisa elaborado, a saber, um questionário com respostas abertas, analisando-as genealogicamente. Fundamenta-se nas relações de poder e saber de Michel Foucault, no conceito de jogos de linguagem de Ludwig Wittgenstein, na perspectiva Etnomatemática de Ubiratan D’Ambrosio e na visão de Tatiana Roque sobre a História da Matemática. Por meio da análise genealógica foucaultiana verificou-se que a proposta de ensino possibilitou aos estudantes: a compreensão de aspectos relevantes à noção de Logaritmos; aprendizagem de um modo distinto de matematizar, que se deu a partir do reconhecimento de outros jogos de linguagem diferentes dos presentes na Matemática Escolar; conhecimento e reflexão sobre métodos de calcular distintos dos apresentados no livro didático para o cálculo de Logaritmos; reflexão sobre os efeitos da dependência dos recursos eletrônicos e digitais para os processos de ensino e de aprendizagem

Publicado
2021-12-31
Seção
Artigos