O Ensino de Logaritmos

uma proposta que articula História da Matemática e Etnomatemática

Autores

  • Juliana Batista Pereira dos Santos Secretaria Estadual de Educação do Rio Grande do Sul (SEDUC-RS)
  • Isabel Cristina Machado de Lara Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUC-RS)

Resumo

Matemática e Etnomatemática. Para tanto, analisa os efeitos da realização de uma proposta de ensino com 64 estudantes do Ensino Médio e discute quais ações pedagógicas emergem da proposta. Fundamenta-se nas relações de poder e saber de Foucault (1979; 1987; 1991), no conceito de jogos de linguagem de Wittgenstein (1979), na perspectiva Etnomatemática de D’Ambrósio (2007) e na visão de Roque (2014) sobre a História da Matemática. Para a análise genealógica, apresenta respostas abertas fornecidas pelos participantes a um questionário. Como resultado, verificou-se que a proposta possibilitou aos estudantes: compreensão do conceito de logaritmos; aprendizagem de um modo distinto de matematizar; conhecimento e reflexão sobre métodos de calcular distintos dos apresentados no livro didático; reflexão sobre os efeitos da dependência dos recursos eletrônicos e digitais para os processos de ensino e de aprendizagem. Conclui-se que é promissora a articulação entre Etnomatemática e História da Matemática na proposta de ensino de logaritmos, pois, além de oportunizar condições de possibilidade para a aprendizagem dos conceitos estudados, proporciona o conhecimento de aspectos relacionados à história de geração, organização e difusão desses conceitos.

Referências

D’AMBROSIO, U. Etnomatemática – elo entre as tradições e a modernidade. 2ª ed. 3ª reimp. Belo Horizonte: Autêntica, 2007.

FIORENTINI, D. Alguns modos de ver e conceber o ensino da Matemática no Brasil. Zetetiké. ano 3, n. 4, 1995. p. 1–38.

FOUCAULT, M. Microfísica do poder. Organização e tradução de Roberto Machado. 7ª ed. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1979.

FOUCAULT, M. A arqueologia do saber. Trad. Luiz Felipe Baeta Neves. 3ª ed. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 1987.

FOUCAULT, M. Vigiar e punir: nascimento da prisão. Tradução de Ligia M. Pondé Vassallo. 9ª ed. Petrópolis: Vozes, 1991.

LARA, I. C. M. de. Histórias de um “lobo mau”: a matemática no vestibular da UFRGS. Dissertação de Mestrado (Mestrado em Educação) Faculdade de Educação, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 2001.

LARA, I. C. M. de. O ensino da Matemática por meio da História da Matemática: possíveis articulações com a Etnomatemática. VIDYA, Santa Maria, v. 33, n. 2, jul/dez. 2013. p. 51-62.

LARA, I. C. M. de. Formas de vida e jogos de linguagem: a Etnomatemática como método de pesquisa e de ensino. Com a Palavra, O Professor, v. 4, n. 9, 2019. p. 36-64.

QUARTIERI, M. T.; GIONGO, I. M.; REHFELDT, M. J. H. Etnomatemática, Práticas Pedagógicas e Professores da Escola Básica. Hipátia, São Paulo, v. 4, n. 1, jun. 2019. p. 165 – 175.

ROQUE, T. Desmascarando a equação. A História no ensino de que Matemática? Revista Brasileira de História da Ciência. Rio de Janeiro, v. 7, n. 2, jul./dez., 2014. p. 167-185.

WITTGENSTEIN, L. Investigações Filosóficas. 2ª ed. São Paulo: Abril Cultural, 1979.

Downloads

Publicado

2021-12-31

Edição

Seção

Artigos