História da Matemática em Livros Didáticos de Matemática dos Anos Finais do Ensino Fundamental

  • Wilza Maria Adão Lopes Teixeira UFRJ - Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Aline Bernardes

Resumo

O presente trabalho relata uma pesquisa de mestrado, em andamento, que tem como objetivo mapear e descrever as inserções de História da Matemática em livros didáticos de matemática, aprovados pelo PNLD 2020, para os anos finais do Ensino Fundamental. Uma pesquisa documental está em curso, cujas fontes primárias são 3 coleções, selecionadas entre as 11 coleções de livros didáticos de Matemática, aprovadas na edição do PNLD 2020. Os dados para a análise são obtidos a partir da identificação de inserções de História da Matemática nessas coleções, que podem ser qualquer informação que remeta ao passado, desde narrativas sobre o surgimento e o desenvolvimento de conceitos matemáticos como, também, informações biográficas sobre um personagem histórico. Em seguida, os dados de cada inserção encontrada são registrados através de um questionário, utilizando o aplicativo Google Forms. O questionário possui questões padronizadas (em sua maioria) e questões abertas. As últimas questões trazem dois conjuntos de categorias de análise, visando classificar as inserções de acordo com os tipos de narrativa histórica e as funções didáticas da inserção. Esperamos, com esta pesquisa, vislumbrar que História da Matemática os estudantes da educação básica têm tido acesso por meio dos livros didáticos. Palavras-chave: História da Matemática. Ensino de Matemática. Livro didático.  Programa Nacional do Livro e do Material Didático. Ensino Fundamental.

 

Publicado
2021-12-31
Seção
Artigos