Decodificação do texto de descrição do instrumento jacente no plano (1573)
Resumo
O esforço dedicado neste estudo está atrelado à proposta de construção de interface entre História e Ensino de Matemática, a qual aborda a história sob uma perspectiva historiográfica atualizada. Aqui, já vislumbrando o trabalho com o instrumento jacente no planoem sala de aula, é dado destaque a etapa de tratamento didático do texto de descrição do aparato, o qual Pedro Nunes (1502-1578) expõe em De arte atqui ratione navigandi (2008). Especificamente, tem-se como objetivo neste trabalho apresentar elementos para favorecer um tratamento didático sobre o texto de descrição do referido instrumento. Para tanto, como forma de sustentar/guiar metodologicamente a pesquisa são assumidos estudos dos tipos qualitativo documental e bibliográfico. Por meio da decodificação do texto de descrição do aparato, nota-se que dentre os temas incorporados no texto de descrição do instrumento citado, têm-se conceitos que dizem respeito a algumas das matemáticas do século XVI, como a Astronomia, a Geometria e a Navegação. Possivelmente, por esse fato é que se pode notar a existência de alguns termos não mais usuais na modernidade. O detalhamento do texto ainda assinala a existência de duas possíveis configurações para o aparato, uma em uma tábua circular e outra em uma tábua quadrada, a qual pode ter duas variantes. Diante do verificado, fica evidente que, a depender da intencionalidade do educador, é necessário tratar o texto de descrição do instrumento jacente no plano, isso para que possíveis estudantes possam tanto compreender o aparato como também os conhecimentos que podem ser mobilizados em sua construção e/ou uso.
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