Decodificação do texto de descrição do instrumento jacente no plano (1573)

Autores

  • Francisco Wagner Soares Oliveira Universidade Estadual do Ceará (UECE)
  • Ana Carolina Costa Pereira Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Resumo

O esforço dedicado neste estudo está atrelado à proposta de construção de interface entre História e Ensino de Matemática, a qual aborda a história sob uma perspectiva historiográfica atualizada. Aqui, já vislumbrando o trabalho com o instrumento jacente no planoem sala de aula, é dado destaque a etapa de tratamento didático do texto de descrição do aparato, o qual Pedro Nunes (1502-1578) expõe em De arte atqui ratione navigandi (2008). Especificamente, tem-se como objetivo neste trabalho apresentar elementos para favorecer um tratamento didático sobre o texto de descrição do referido instrumento. Para tanto, como forma de sustentar/guiar metodologicamente a pesquisa são assumidos estudos dos tipos qualitativo documental e bibliográfico. Por meio da decodificação do texto de descrição do aparato, nota-se que dentre os temas incorporados no texto de descrição do instrumento citado, têm-se conceitos que dizem respeito a algumas das matemáticas do século XVI, como a Astronomia, a Geometria e a Navegação. Possivelmente, por esse fato é que se pode notar a existência de alguns termos não mais usuais na modernidade. O detalhamento do texto ainda assinala a existência de duas possíveis configurações para o aparato, uma em uma tábua circular e outra em uma tábua quadrada, a qual pode ter duas variantes. Diante do verificado, fica evidente que, a depender da intencionalidade do educador, é necessário tratar o texto de descrição do instrumento jacente no plano, isso para que possíveis estudantes possam tanto compreender o aparato como também os conhecimentos que podem ser mobilizados em sua construção e/ou uso.

Biografia do Autor

Ana Carolina Costa Pereira, Universidade Estadual do Ceará (UECE)

Ana Carolina Costa Pereira possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Estadual do Ceará, mestrado em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte e pós-doutorado em Educação Matemática pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atua como docente adjunta do curso de Licenciatura em Matemática e do Programa de Pós-graduação em Educação, ambos da Universidade Estadual do Ceará; e do Programa de Pós-Graduação de Ensino em Ciências e Matemática do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará. Ela é Coordenadora do Curso de licenciatura em Matemática, modalidade semi-presencial da UECE/EAD, Coordenadora da área da Matemática do Projeto Areninha junto a Secretaria de Educação do Município de Fortaleza, líder do Grupo de Pesquisa em Educação e História da Matemática (GPEHM) e editora do Boletim Cearense de Educação e História da Matemática (BOCEHM). Tem experiência na área de Educação Matemática, com ênfase em História de Matemática, atuando principalmente na formação de professores de matemática e na interface entre história e ensino de matemática.

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Publicado

2021-12-31

Edição

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Artigos