Instrumentos matemáticos contidos no tratado The description and vse of the Sector, the Crosse-staffe, and other instruments, for such as are studious of Mathematicall practise de 1623
Resumo
No século XVII, na Inglaterra, foram elaborados diversos tratados que continham instrumentos matemáticos por conta da grande visibilidade que a matemática prática ganhou. Um dos tratados produzidos, nessa época, foi intitulado como The description and vse of the Sector, the Crosse-staffe, and other instruments, for such as are studious of Mathematicall practise de autoria de Edmund Gunter (1581 - 1626), publicado, em sua primeira versão, em 1623, em Londres. Este estudo contém quatro instrumentos: o Setor, o Cross-staff, o Cross-bow e o Quadrante, em que o autor descreve sobre suas construções e usos. Assim, este artigo tem como foco esse documento original do século XVII e objetiva descrever os instrumentos matemáticos contidos no tratado de Edmund Gunter, edição de 1623, a partir de uma historiografia atualizada, configurando, assim, a pesquisa como documental. Desse modo, são expostos os aspectos do documento, no que diz respeito à sua estrutura e uma descrição inicial dos instrumentos matemáticos que estão dispostos nela. Constatou-se que, a partir de um estudo panorâmico, tendo por base uma historiografia atualizada, os instrumentos trazidos no tratado de Gunter (1623) incorporam diversos saberes matemáticos que podem, posteriormente, ser potenciais para o ensino.
Referências
ALBUQUERQUE, S. M. Um estudo sobre a articulação entre a multiplicação contida no Traité de Gerbert (1843) e o ensino na formação de professores de matemática. 2019. 145 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Instituto Federal do Ceará, Fortaleza, 2019.
ALVES, V. B. Um estudo sobre os conhecimentos matemáticos mobilizados no manuseio do instrumento círculos de proporção de William Oughtred. 2019. 155 f. Dissertação (Mestrado) - Curso de Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará, Fortaleza, 2019.
BATISTA, A. N. S. Um estudo sobre os conhecimentos matemáticos incorporados e mobilizados na construção e no uso da balhestilha, inserida no documento Chronographia, Reportorio dos Tempos..., aplicado na formação de professores. 2018. 114f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Ciências e Matemática) – Instituto Federal do Ceará, Fortaleza, 2018.
BATISTA, A. N. S.; PEREIRA, A. C. C. A balestilha: um instrumento náutico como recurso para abordar conceitos matemáticos. Hipátia - Revista Brasileira de História, Educação e Matemática, São Paulo, v. 2, n. 1, p. 40-51, jun. 2017. Disponível em: https://ojs.ifsp.edu.br/index.php/hipatia/article/view/265/180. Acesso em: 14 jan. 2022.
COTTER, C. H. Edmund Gunter (1581–1626). Journal Of Navigation, [S.L.], v. 34, n. 3, p. 363-367, set. 1981. Cambridge University Press (CUP).
GUNTER, E. The description and vse of the Sector, the Crosse-staffe, and other instruments… London: William Jones, 1623.
GUNTER, E. The Description and vse of the Sector. The Crosse-staffe and other instruments. For such as are studious of Mathematicall practise. London: William Jones, 1624.
HUDSON, D. R. An Old Mathematical Instrument—The Sector. American Journal Of Physics, [s.l.], v. 14, n. 5, p. 332-336, set. 1946. American Association of Physics Teachers (AAPT).
KRIPKA, R. M. L.; SCHELLER, M.; BONOTTO, D. L. Pesquisa Documental: considerações sobre conceitos e características na pesquisa qualitativa. Revista de Investigaciones Unad, Bogotá, v. 14, n. 2, p. 55-73, dez. 2015.
PEPPER, J. V. Edmund Gunter. In: GILLISPIE, Charles Coulston (ed.). Dictionary of Scientific Biography, volume 5, pages 593–594. New York: Charles Scribner’s Sons, 1981.
PEREIRA, A. C. C.; SAITO, F. A reconstrução do Báculo de Petrus Ramus na interface entre história e ensino de matemática. Revista Cocar, [s.l.], v. 13, n. 25, p. 342-372, fev. 2019.
SANTOS, A. G.; PEREIRA, A. C. C. A incorporação da régua de cálculo no ensino de multiplicação através da sua construção e do seu manuseio. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, v. 7, p. 357-369, 2020.
SANTOS, A. G.; PEREIRA, Ana Carolina Costa. Descrição das escalas do Cross-Staff (1623) de Edmund Gunter. Boletim Cearense de Educação e História da Matemática, [S.L.], v. 8, n. 23, p. 707-720, 17 jun. 2021. Boletim Cearense de Educacao e Historia da Matematica - BOCEHM.
SILVA, I. C.; PEREIRA, A. C. C. Definições e Critérios para o Uso de Textos Originais na Articulação entre História e Ensino de Matemática. Bolema: Boletim de Educação Matemática, [S.L.], v. 35, n. 69, p. 223-241, jan. 2021. FapUNIFESP (SciELO).
WARD, J. The lives of the professors of Gresham College: to which is prefixed the life of the founder, sir Thomas Gresham. London: John Moore, 1740.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.