História da Matemática no Ensino da Matemática

uma experiência no contexto do ensino remoto

Autores

Resumo

Este trabalho foi originado pelas discussões e estudos realizados no Grupo de Estudos em História da Matemática e Educação Matemática (GHMEM) da Universidade Estadual de Maringá (UEM). Temos por objetivo relatar e discutir a implementação de uma proposta baseada em aspectos da História da Matemática, bem como destacar e evidenciar possíveis contribuições e obstáculos. Compreendendo a história como um subsídio para a desmitificação da Matemática como ciência pronta, acabada e para poucos, relatamos aqui a experiência didática envolvendo uma turma de 7º ano do Ensino Fundamental de uma escola da rede particular de ensino no noroeste do Estado do Paraná, envolvendo os conceitos de razão e proporção, durante o período de ensino remoto. Composta por oito ações, buscamos com a proposta relacionar os conteúdos estudados anteriormente em sala com conhecimentos históricos, permitindo então uma contextualização deles. As interações ao longo da aplicação tanto nas aulas síncronas, quanto nas atividades assíncronas, permitem concluir que as ações motivaram os alunos de forma que passaram de agentes passivos a personagens principais no processo de aprendizagem. Destacamos, porém, que realizar algumas atividades em grupo, bem como acompanhar de forma efetiva as atividades desenvolvidas pelos alunos, não ocorreu de forma satisfatória, atribuindo isso a um obstáculo no formato de ensino remoto.

Biografia do Autor

Guilherme Oliveira Santos, Escola Sabidinho Supremus (ESS)

Licenciado em Matemática pela Universidade Estadual de Maringá (UEM), professor da rede particular de ensino e membro do Grupo de Estudos em História da Matemática e Educação Matemática (GHMEM), coordenado pela professora Dr.ª Lucieli Trivizoli. Ex-bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID - subprojeto Matemática), ex-preceptor do Programa de Integração Estudantil (PROINTE), ex-bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica (PIBIC), ex-voluntário do projeto de extensão Lapidando Jóias: Um Resgate ao Futuro e ex-bolsista do Programa Residência Pedagógica (RP - subprojeto Matemática), todos desenvolvidos no âmbito da Universidade Estadual de Maringá (UEM).

Referências

BARBOZA, A. C. F. et al. História da Matemática e o ensino da Razão Áurea: uma sequência de atividade. Revista de História da Matemática para Professores, v. 5, n. 1, p. 10-18, 2019.

BATISTA, A. N. S.; PEREIRA, A. C. C. A balhestilha: um instrumento náutico como recurso para abordar conceitos matemáticos. HIPÁTIA - Revista Brasileira de História, Educação e Matemática, São Paulo, v. 2, n. 1, p. 40-51, 2017.

BRASIL, Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular. Brasília: MEC/SEF, 2017.

BEHAR, P. A. O Ensino Remoto Emergencial e a Educação a Distância. 2020. Disponível em: https://www.ufrgs.br/coronavirus/base/artigo-o-ensino-remoto-emergencial-e-a-educacao-a-distancia/. Acesso em: 02 ago. 2021

BERLINGHOFF, W. P.; GOUVÊA, F. Q. A matemática através dos tempos: um guia fácil e prático para professores e entusiastas. 2. ed. São Paulo: Blucher, 2010.

D’AMBROSIO, U. A interface entre história e matemática: uma visão histórico-pedagógica. Revista História da Matemática para Professores, Natal, v. 7, n. 1, p. 41-64, 2021.

EVES, H. Introdução à história da matemática. 1. Ed. Campinas: Unicamp, 1995.

FRANSOLIN, J. B. L.; SOUZA. A História da Matemática numa Perspectiva para a Formação Humana dos Futuros Professores de Matemática. HIPÁTIA -Revista Brasileira de História, Educação e Matemática, São Paulo, v. 4, n. 1, p. 62-83, 2019.

MACHADO, S. R. A. TRIVIZOLI, L. M. História da matemática prescrita em documentos curriculares para o ensino fundamental: relações com a humanização do conhecimento matemático. Revista Temporis [Ação], Goiás, v. 18, n. 2, p. 159-178, 2018.

MENDES, I. A.; CHAQUIAM, M. História nas aulas de matemática: fundamentos e sugestões didáticas para professores. 1. Ed. Belém: SBHMat, 2016.

MIGUEL, A. As potencialidades pedagógicas da história da matemática em questão: argumentos reforçadores e questionadores. Zetetiké, v. 5, n. 8, 1997.

MIGUEL, A.; MIORIM, M. A. História da Matemática: uma prática social de investigação em construção. Educação em Revista, n. 3, p. 177-203, 2002.

MIGUEL, A.; MIORIM, M. A. História na Educação Matemática: propostas e desafios, 3. Ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora. 2004.

SANTOS, I. A.; BAIER, T. História da matemática no ensino fundamental: uma pesquisa qualitativa relacionada à operação de multiplicação. HIPÁTIA - Revista Brasileira de História, Educação e Matemática, São Paulo, v. 5, n. 1, p. 36-55, 2020.

SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO E DO ESPORTE – SEED. Resolução n.º 1.016 de 3 de abril de 2020. Dispõe sobre o regime especial de ensino de aulas não presenciais no âmbito da SEED. Curitiba: SEED, 2020. Disponível em: http://www.educacao.pr.gov.br/sites/default/arquivos_restritos/files/documento/2020-05/resolucao_1016_060420.pdf. Acesso em: 31 jul. 2021.

TRIVIZOLI, L. M. Um panorama para a investigação em História da Matemática: surgimento, institucionalização, pesquisas e métodos. Revista Paranaense de Educação Matemática, Campo Mourão, v. 5, n. 8, p. 189-212, 2016.

Downloads

Publicado

2021-12-31

Edição

Seção

Relatos de Experiência