Al-Khwarizmi e Omar Khayyam

similaridades e diferenças entre álgebra e geometria

Resumo

A época do império islâmico medieval entre os séculos IX e XV marcou a história da álgebra com diversos expoentes fundamentais para o futuro da matemática. Entre eles, destacam-se os tratados: O livro sobre o cálculo de álgebra e al-muqabala de al-Khwarizmi e o Tratado sobre as Demonstrações dos Problemas de Álgebra e al-Muqabala de Omar Khayyam. Neste sentido, o presente trabalho visa realizar um estudo preliminar entre os dois tratados algébricos buscando similaridades e diferenças entre eles e, se possível, estabelecer comparações entre os tratamentos algébricos e geométricos na resolução de equações polinomiais de segundo grau, com o intuito de posterior elaboração de atividades articulando História da Matemática e Ensino de Matemática. Para a realização do estudo investigativo tomaremos as ideias de Gil (2008) usando o método comparativo dentro da perspectiva de pesquisa documental e bibliográfica. Utilizamos para comparação um exemplo, que apesar das similaridades na resolução da equação apresentada, as diferenças apontam que enquanto al-Khwarizmi apresenta a resolução para o caso particular, Omar Khayyam se concentra na forma geral de resolução.

Biografia do Autor

Rosangela Araújo da Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN)

Mestre em Matemática pela Universidade Federal do Ceará (UFC). Professora de matemática no Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), Santa Cruz, RN, Brasil.

Severino Carlos Gomes, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte (IFRN)

Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Professor de Matemática no Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), Natal, RN, Brasil.

Bernadete Barbosa Morey, Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN)

Pós-doutorado pela Laurentian University (LU), Sudbury, Canadá. Professora do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática (PPGECM) na Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Natal, RN, Brasil.

Publicado
2021-09-30
Seção
Artigos