A Construção Científica dos Programas de Matemática Segundo José Ribeiro Escobar
Resumo
O presente artigo objetiva apresentar as concepções de José Ribeiro Escobar acerca dos programas de ensino de matemática nas primeiras décadas do século XX. O estudo integra uma pesquisa mais ampla e finalizada no curso de mestrado. Para atingir esse objetivo, será analisado seu livro intitulado A Construção Científica dos Programas. São Paulo passava por transformações urbanas significativas e tinha por objetivo iluminar e civilizar os espaços públicos com vista à modernidade. Essas transformações incidiram sobre a escola e seus programas. José Ribeiro Escobar era um intelectual e expert que exerceu o cargo professor lente de matemática da Escola Normal da Capital e colaborava com a Revista Educação, Revista da Sociedade de Educação e Jornal O Estado de São Paulo. A análise revela que Escobar acreditava que o aluno aprendia por meio da emoção e pensamento e dessa forma era necessário organizar os programas para que esses eventos fossem associados, sendo fundamental o uso de materiais concretos para ensino dos conteúdos escolares, visto que esses instrumentos fariam com que a criança aprendesse com interesse e com significado. Foi possível constatar que as oscilações referentes aos programas escolares e aos métodos de ensino não estavam atreladas a uma questão progressista, elas eram consequências dos movimentos políticos, econômicos e sociais vigentes.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.