Um pesquisar que inventa viveres que inventa uma professora

Autores

  • Leiliane Aparecida Gonçalves Paixão Universidade Federal de Juiz de Fora

Palavras-chave:

Formação, Matemática, Pesquisa, Aprendizagem

Resumo

O artigo que segue tem como problema de pesquisa a formação que vem sendo tramada junto a momentos e viveres da época do Ensino Fundamental de uma graduanda e, hoje, professora da Educação Básica que põe como problema certa matemática. Uma graduação que se fez com e no processo da formação junto a incômodos e problemas. Incômodos disparados por grupos de estudos, grupos de pesquisa, curso de extensão e eventos ajudam a compor a escrita deste trabalho. Uma produção de pensamento, de formação, de vida e de muitos modos de conceber matemática. Efeitos de uma oficina realizada num curso de extensão de formação de professores que ensinam matemática contribuem para problematizar sobre a formação. Formação sendo estremecida junto a um pesquisar que inventa problemas numa professora. Ecos de um formar, ecos numa formação produzidos por oficinas de produção matemática. Este trabalho teve como resultados e conclusões uma maior reflexão crítica no que cabe a área da Educação Matemática e nos modos de conceber matemática.

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Publicado

2024-04-24

Edição

Seção

Especial: Experimentações em Ed. Matemática