Um Fazer de inspiração corazziano

Por uma didática transcriadora em matemáticas

Autores

  • Virginia Sanchotene UFRGS
  • Dr. Samuel Edmundo Lopez Bello UFRGS

Palavras-chave:

Deleuze, Didática Transcriadora, Corazza, Educação Matemática, Filosofias da Diferença

Resumo

Este artigo insere a docência em matemáticas no campo das Filosofias da Diferença, especialmente a partir dos conceitos de Didática da Tradução e Docência Transcriadora, cunhados por Sandra Mara Corazza. Um pensamento nômade, legado da tese Diferença e Repetição (2006) e outros textos de Deleuze, afirma o problema como um procedimento de desconstruções e rupturas, que se afasta da recognição, do senso comum e da doxa. A partir do procedimento de elencar questões elaboradas por Corazza nos últimos vinte anos, este texto exige pausas e lentidões que surgem na contramão da ritmologia representacionista que anseia por respostas prontas e definitivas.

Referências

CORAZZA, Sandra Mara. A-traduzir o arquivo da docência em aula: sonho didático e poesia curricular. Educação em Revista, v.35,. Belo Horizonte, 2019a.

CORAZZA, Sandra Mara. A vontade de potência do professor-artistador: currículo e Didática da Tradução. Trabalho apresentado no GT Educação e Arte: XI ANPED SUL, Anais[...] Curitiba, 25 maio 2016. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1hTYeHu5MIOndBdi4UINE5qChAWGLXs_y/view Acesso em: 20 maio 2021

CORAZZA, S. M. Contribuições de Deleuze e Guattari para as pesquisas em educação. Revista do Laboratório de Artes Visuais (UFSM). N. 8. 2012. Disponível em: periodicos.ufsm.br/revislav/article/view/5298/3225 Acesso em: 20 maio 2021

CORAZZA, S. M. Didática da tradução, transcriação do currículo (uma escrileitura da diferença). Pro-Posições, Campinas, SP, v. 26, n. 1, p. 105–122, 2015. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/proposic/article/view/8642420. Acesso em: 25 maio. 2021.

CORAZZA, Sandra Mara. Nos tempos da educação: cenas de uma vida de professora. Revista da ABEM, Porto Alegre, V.12, 7-10 mar. 2005.

CORAZZA, S. M. O que quer um currículo? Pesquisas pós-críticas em educação. Editora Vozes, Petrópolis, RJ, 2001.

CORAZZA, S. M. O direito à poética na aula: sonhos de tinta. Rev. Bras. Educ. 24, 2019b. Disponível em: www.academia.edu/40610613/O_DIREITO_À_POÉTICA_NA_AULA_SONHOS_DE_TINTA Acesso em 20 maio 2021.

CORAZZA, S. M. Por uma filosofia do inferno em educação: Nietzsche, Deleuze e outros malditos afins. Editora Autêntica, Belo Horizonte, 2002

CORAZZA, S. M. Uma introdução aos sete conceitos fundamentais da docência-pesquisa tradutória: arquivo EIS AICE. Pro-posições. Campinas, SP, v. 29, N. 3 (88). Set./dez. 2018. Disponível em: https://drive.google.com/file/d/1ZDmbvIykvXaXXHBBJlnxK_WOjChl9GaN/view Acesso em 20 maio 2021

DELEUZE, G. Diferença e repetição. Tradução Luiz Orlandi, Roberto Machado. Rio de Janeiro: Graal, 1988, 1ª edição, 2ª edição, 2006.

DELEUZE, G.; GUATTARI, F. O que é filosofia? Tradução de Bento Prado Jr. e Alberto Alonso Muñoz. Rio de Janeiro: Ed. 34, 1992.

FOUCAULT. A hermenêutica do sujeito. Curso dado no Collège de France (1982-1982). Tradução de Márcio Alves da Fonseca e Salma Tannus Muchail. São Paulo: Martins Fontes, 2006

FOUCAULT. A ordem do discurso. Aula inaugural no Collège de France, pronunciada em 2 de dezembro de 1970. Edições Loyola, São Paulo, 1996. 2ª edição: 2010.

NIETZSCHE, F. W. Humano, demasiado humano: um livro para espíritos livres. Tradução de Paulo César de Sousa. São Paulo: Companhia das Letras, 2005.

ROONEY, A. A História da Matemática - Desde a criação das pirâmides até a exploração do infinito. São Paulo: M. Books do Brasil Ed. Ltda., 2012.

Downloads

Publicado

2024-04-24

Edição

Seção

Especial: Experimentações em Ed. Matemática