Exercícios do cuidado de si nas práticas dos professores de matemática.

Autores

  • Tássia Ferreira Tártaro Instituto Federal de São Paulo
  • Michela Universidade de São Paulo/Faculdade de Educação

Palavras-chave:

Tecnologias do eu, Autonomia, Cartografia, Corpo Vibrátil, Educação Matemática

Resumo

Este texto pretende inverter a ordem de recognição que impera nas práticas do professor de matemática, a partir de um movimento teórico que discute as “tecnologias do eu”, de Michel Foucault, como exercícios que contribuem para a formação do sujeito autônomo. Para isso, buscamos a possibilidade de o professor criar para si potências nômades, a partir de um movimento rizomático que potencialize o conhecimento de si, permitindo ao sujeito cuidar de si mesmo e dos outros. Assim, inspiradas na cartografia de Deleuze e Guattari e, no corpo vibrátil de Rolnik, propomos um deslocamento conceitual, no sentido de um ensaio teórico, que busca pensar em práticas e exercícios de controle das linhas de forças e produções de subjetividades na escola hoje.

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Publicado

2024-04-24

Edição

Seção

Especial: Experimentações em Ed. Matemática